Em Curitiba, setor da construção prevê crescimento e contratações em 2014

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Segundo pesquisa de sindicato, 53% das empresas esperam contratar

06 de janeiro de 2013 - Com a chegada de 2014, empresas de construção civil de Curitiba apostam no crescimento do setor. De 2012 para 2013, o número de moradias entregues cresceu de 15,4 mil para 22 mil, e, segundo pesquisas feitas pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil, (Sinduscon), a estimativa é que de o número siga crescendo em 2014.

A pesquisa, que escutou representantes de 300 empresas associadas ao sindicato, detectou que 67% de setor espera aumentar as atividades no novo ano. Do mesmo total, 53% espera contratar mais trabalhadores para alcançar estes objetivos. Segundo o Sinduscon, a estimativa é de que sejam criadas 3,5 mil novas vagas – 20% a mais do que em 2013.

Para preencher estas vagas, porém, é preciso qualificação. Segundo a gerente de construtora Fabiane Rubino, a falta de mão de obra especializada é um empecilho que o setor precisa enfrentar no ano que se inicia. “Nós sempre temos vaga em aberto – mestre de obras, carpinteiro – e não encontramos no mercado profissionais com essa qualificação”, aponta.

Fonte: G1