Em SP, vendas de imóveis crescem 36,5% em novembro
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Segundo o presidente do Secovi-SP, o desempenho indica que a recuperação do setor está se consolidando, podendo traçar um cenário positivo para o ano de 2019
O levantamento apontou, ainda, que os imóveis de dois dormitórios se destacaram nas vendas, representando mais de dois terços do total comercializado em novembro (Créditos: Shutterstock/ ranimiro)
22/01/2019 | 15:59 - Conforme a Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) em novembro de 2018, 3.843 imóveis residenciais novos foram comercializados na cidade de São Paulo, valor 36,5% superior ao registrado em outubro (2.815 unidades). Na comparação com novembro de 2017, o resultado manteve estabilidade (3.869 unidades).
No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, as vendas totalizaram 24.725 unidades, alta de 32,5% com relação ao mesmo período de 2017 (18.660 unidades).
O levantamento apontou, ainda, que os imóveis de dois dormitórios se destacaram nas vendas, representando mais de dois terços (67,3%) do total comercializado em novembro (2.587 unidades). “As unidades compactas com até 45 m² de área útil continuam com boa aderência ao mercado, assim como os imóveis com preço até R$ 240 mil”, ressalta Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.
Lançamentos
A Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio) registrou que, em novembro de 2018, 6.068 unidades residenciais foram lançadas em São Paulo, resultado 29,3% superior ao mês anterior (4.694 unidades) e 7,3% abaixo de novembro de 2017, quando foram lançadas 6.549 unidades.
No acumulado de 2018 até novembro, os lançamentos chegaram a 25.042 unidades residenciais, o que aponta crescimento de 15,8% em comparação ao valor registrado no mesmo período anterior (21.629 unidades). Pela primeira vez no ano, os lançamentos superaram as vendas.
Para o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, o desempenho em novembro de 2018 comprova que a recuperação do setor está se consolidando, o que leva a traçar um cenário positivo para o ano de 2019. “Olhamos para o Brasil com otimismo e confiança renovada, que se refletirão no crescimento das vendas de imóveis novos, usados, residenciais, comerciais e industriais. Acreditamos que 2019 será um ano bastante saudável, com os empreendedores lançando produtos adequados a regiões e públicos”, conclui Jafet.