Embrapa desenvolve equipamento para produtores de banana
Um grupo de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um equipamento para facilitar o desperfilhamento da bananeira.
De acordo com informações divulgadas pela Embrapa nesta semana, o desperfilhador por roto-compressão apresenta maior eficiência na eliminação dos perfilhos (brotos) da bananeira do que os equipamentos existentes atualmente, proporcionando redução de mão de obra e maior praticidade de uso.
Um grande número de perfilhos pode reduzir a produtividade do bananal ou afetar a qualidade das frutas. Para que não haja prejuízos à produção, é necessário selecionar apenas os perfilhos mais vigorosos. Para isso, explica a Embrapa, é usada a técnica que, apesar de simples, é importante para uma maior vida útil das plantas.
Para provar as vantagens do novo equipamento, a instituição o comparou com a “Lurdinha” ferramenta utilizada pelos agricultores brasileiros. Segundo a Embrapa, o desperfilhador por roto-compressão tem eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos. “Em testes realizados em área de produtores de banana em Presidente Figueiredo (AM), apenas 0,73% de uma mostra de mil perfilhos removidos com o novo equipamento voltaram a brotar. O percentual de rebrotamento com a "Lurdinha" chegou aos 22,52%”, explicou a Embrapa.
Outro fator que mostra a eficiência do equipamento é sua agilidade. Em testes para eliminar mil perfilhos com a “Lurdinha” foram necessárias 4h44min. Com o novo equipamento a economia de tempo foi de quase uma hora.
O desperfilhador por roto-compressão funciona apenas com a força do operador, não sendo necessária qualquer energia complementar. O equipamento será lançado na 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar, que acontece de 8 a 10 de maio, em Pelotas, Rio Grande do Sul.