Emgea concede desconto de até 60% na casa própria
Empresa criada para sanear os contratos da CEF ressalta que, na nova negociação, será levado em conta o valor de avaliação atual do imóvel
25 de junho de 2009 - A Emgea (Empresa Gestora de Ativos), criada para sanear os contratos em desequilíbrio da Caixa Econômica Federal, está concedendo descontos de até 60% para regularizar financiamentos da casa própria sem cobertura do FCVS (Fundo de Compensação das Variações Salariais) - seguro cobrado no passado para cobrir o saldo devedor no fim do contrato. Esses financiamentos estão com resíduos impagáveis. No Rio, 16 mil mutuários têm direito a renegociar.
Segundo a Emgea, a empresa oferece propostas para regularização do empréstimo desde 2005 - criação do Programa Ô de Casa -, mas o aviso está sendo reforçado por conta da Lei 11.922, que prevê que as instituições financeiras convoquem os mutuários para renegociar.
Uma boa vantagem é que na reestruturação da dívida não há resíduo. A taxa de juros baixou de 8,16% para 7% ao ano mais TR (Taxa Referencial). O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser usado.
A Emgea ressalta que, na nova negociação, será levado em conta o valor de avaliação atual do imóvel. Se existirem depósitos judiciais, o saldo também poderá servir para abater a dívida.
Balanço da instituição revela que, até maio, 89 mil mutuários no País aderiram ao programa e já liquidaram ou refinanciaram seus débitos. Vale lembrar que será preciso pagar taxa de R$ 400 para que um avaliador da Caixa possa vistoriar o imóvel. Mais informações: www.emgea.gov.br.
Fonte: O Dia