Empreendimento residencial em São Paulo impõe conceito sustentável

Texto: Redação AECweb

A obra promete também impulsionar a revitalização do centro da capital

29 de julho de 2009 - A TPA Empreendimentos lança em julho seu segundo empreendimento no centro de São Paulo: NovoCentro República, desta vez em parceria com a Torrear Incorporações.

Com 17,2 mil m², o prédio de 28 andares localiza-se à rua Major Sertório, 321. A obra, além de estar sendo erguida sob o conceito de sustentabilidade, promete impulsionar a revitalização do centro da capital.

O primeiro empreendimento da TPA na região, o NovoCentro Arouche (avenida Duque de Caxias, 159), já foi todo comercializado e entregue aos seus compradores.

O novo empreendimento, semelhante aos que a incorporadora projeta para os bairros de classe média e alta em São Paulo, inclui na sua construção parcerias com fornecedores que possuem projetos socioambientais, que utilizam materiais que diminuem a poluição do ar e garantem baixa ou nula a emissão tóxica de seus produtos.

Também serão privilegiadas empresas com política de conservação ao meio ambiente, como ISO 14000. O empreendimento, desde a construção, fará a coleta seletiva de lixo em parceria com o programa de reciclagem da prefeitura de São Paulo.

O empreendimento, que já terá medidor de água individualizado para cada apartamento, contará com torneiras com controlador de vazão nas áreas comuns, além de armazenamento de água de chuva para irrigação do jardim, lavagem de piso e uso nos banheiros das mesmas áreas.

O bicicletário terá fácil acesso para estimular o uso do meio de transporte pelos moradores. As esquadrias das janelas terão abertura total para entrada da luz solar. Ainda seguindo os princípios de sustentabilidade, a garagem será construída acima do nível do solo, evitando comprometimento do lençol freático existente.

Os apartamentos com varanda terão quatro tamanhos básicos: 37m², 59m², 74m² e 118m², com 1, 2, 3 e 4 dormitórios, respectivamente. A partir do 22º andar, os apartamentos - quatro por andar - serão todos avarandados.

No último andar, haverá somente dois. Num diferencial para a região, todos os apartamentos possuem vagas de garagem, sendo que as coberturas terão duas vagas cada uma. Privilegiando o paisagismo, o empreendimento terá piscina, fitness, sauna, business center, beauty center, salão de festa e salão gourmet.

O NovoCentro República tem planejamento e vendas da Gol Soluções Imobiliárias e Abyara Planejamento Imobiliário. Projeto de arquitetura e sustentabilidade é da Luis Alcino Teixeira Leite & Arquitetos Associados.

Fonte: Revista Engenharia - SP