Empresas de construção civil atraem jovens da geração 'Y'
Rede social LinkedIn analisou o comportamento dos jovens na procura de emprego
20 de julho de 2012 - O LinkedIn elaborou um ranking com as empresas que mais atraem os jovens da geração Y. Para isso, a rede social analisou o comportamento dos jovens na procura de emprego, empresas que eles seguem e visitas às páginas de empresas e perfis de participantes. Em primeiro lugar, aparece a Natura, seguida da Totvs, Abril, Braskem, Grupo RBS, GVT, Suzano Papel e Celulose, UOL, MRV Engenharia (9ª posição) e Gafisa. A geração Y é conhecida como a do milênio ou da Internet.
O diretor de Recursos Humanos da MRV Engenharia, Ricardo Paixão, disse que a empresa é completamente digitalizada e utiliza as mídias sociais como uma ferramenta importante para atrair novos talentos, principalmente, da geração Y. "A gente usa não só o Linkedin, mas também outras mídias sociais, inclusive, para fazer divulgação de vagas. A gente usa também Facebook e o twitter. Somos uma empresa totalmente digitalizada e isso é um traço marcante da geração Y. Esse pessoal tem bastante facilidade com tecnologia e estão completamente conectados. Usam essa mídia virtual com bastante facilidade e a gente tem explorado isso daí realmente para atrair esses talentos para dentro da empresa."
Ricardo Paixão afirmou que os profissionais da geração Y tem um interesse em crescer muito rápido na carreira e isso é um traço marcante dessa geração. "A MRV é uma empresa que tem crescido muito já por alguns anos seguidos e toda empresa onde há esse crescimento rápido acaba atraindo esse profissional pois ele pode crescer depressa na carreira. A velocidade de crescimento e ascensão dentro da hierarquia acabam atraindo a geração Y".
A empresa possui um modelo de gestão há mais de 15 anos que é a cultura do partnership e essa linha de ação tem atraído muitos profissionais. "Para todos os nossos talentos, incluindo geração Y ou não, a gente tem uma cultura do partnership. Essa é uma estratégia de retenção que tem transformando os executivos e principais colaboradores em sócios da empresa. Para que eles possam ser realmente sócios da empresa eles assinam conosco um desafio de longo prazo e para que possam ter essa recompensa precisam ficar um prazo maior dentro da empresa. A gente também investe muito em formação e isso é uma preocupação muito grande dessa geração Y, que é de ter realmente uma formação superior, então o nosso programa de trainee tem atraído bastante gente em função disso, pois as pessoas sabem que estando com a gente durante 4 ou 5 horas estarão num nível de preparação bastante superior diferentemente de outra empresa que não está acostumada a um crescimento tão grande".
De acordo com esse modelo, cerca de 200 funcionários receberam ações da construtora e, dessa forma, trabalham alinhados com o projeto de crescimento da MRV. Como uma empresa moderna, a companhia faz o pagamento dos lucros ou resultados (PLR) aos seus colaboradores como uma forma de reconhecimento dos esforços das equipes para o crescimento da empresa.
O diretor de RH da MRV Engenharia, Ricardo Paixão, disse que dentro do corpo gestor em torno de 30% a 40% da empresa pertence à geração Y e do corpo de diretores há alguns que também são dessa geração Y.
A MRV Engenharia foi fundada em primeiro de outubro de 1979 e é considerada uma das maiores construtoras do País, sendo a única companhia presente em mais de 100 cidades de 18 estados, além do Distrito Federal.
Fonte: DCI