Energia solar poderá ser incluída em casas populares

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Ministério das Cidades confirmou que vai avaliar a possibilidade da instalação dos sistemas

24 de setembro de 2012 - Governos de várias esferas, inclusive o do Estado do Rio de Janeiro, estão estudando maneiras de incluir a geração de energia solar em casas populares, através da instalação de painéis fotovoltaicos no telhado das residências.

Na semana passada, depois que foi publicada recomendação nesse sentido do Conselho das Cidades no Diário Oficial da União, o Ministério das Cidades confirmou que vai avaliar a possibilidade da instalação dos sistemas de energia solar em unidades do Minha Casa, Minha Vida.

Mas o projeto é que a novidade não altere o preço das construções. Por outro lado, o texto do Diário Oficial lembra que a energia solar daria aos beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida - que prevê 2,4 milhões de moradias construídas em sua segunda fase, até 2014 - a possibilidade de diminuir seus gastos fixos com eletricidade.

No Rio, a secretaria estadual de Obras informou que dispõe de estudos sobre a instalação das placas em casas populares do Minha Casa, Minha Vida, mas ainda não tem projetos fechados sobre o assunto. Estão sendo analisados custos e equipamentos.

Fonte: O Dia