Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Entidade mapeia ruídos urbanos na região da Avenida Paulista, em SP

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Estudo da ProAcústica contempla perímetro delimitado pelas avenidas Paulista, 9 de Julho, Brasil e 23 de Maio. Níveis mais altos ultrapassam os 70 dB durante o dia


O Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP está disponível na Internet (Crédito: Thiago Leite /shutterstock)

04/05/2018 | 17:00 – A Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) desenvolveu um projeto piloto de mapeamento de ruídos urbanos na cidade de São Paulo. O trabalho contemplou a coleta de dados em uma região de aproximadamente 3,3 km² – delimitada pelas avenidas Paulista, 9 de Julho, Brasil e 23 de Maio – e reuniu 20 especialistas, três deles com experiência em implantação de mapas de ruídos em países da Europa.

Com os dados mensurados em campo, foram definidas cores para representar o nível de ruído existente no local nos períodos diurno e noturno. No levantamento, os mais altos níveis de ruídos foram observados na avenida 23 de Maio, via expressa com intenso fluxo de veículos, e na avenida 9 de Julho, que também apresenta tráfego intenso de ônibus. Em ambos os casos, os níveis ultrapassam os 70 dB durante o dia.

O Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP está disponível na Internet e pode ser acessado aqui.


Mapa do ruído de noite (crédito: divulgação/Mapa do Ruído)
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: