Entidade mapeia ruídos urbanos na região da Avenida Paulista, em SP
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Estudo da ProAcústica contempla perímetro delimitado pelas avenidas Paulista, 9 de Julho, Brasil e 23 de Maio. Níveis mais altos ultrapassam os 70 dB durante o dia
O Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP está disponível na Internet (Crédito: Thiago Leite /shutterstock)
04/05/2018 | 17:00 – A Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) desenvolveu um projeto piloto de mapeamento de ruídos urbanos na cidade de São Paulo. O trabalho contemplou a coleta de dados em uma região de aproximadamente 3,3 km² – delimitada pelas avenidas Paulista, 9 de Julho, Brasil e 23 de Maio – e reuniu 20 especialistas, três deles com experiência em implantação de mapas de ruídos em países da Europa.
Com os dados mensurados em campo, foram definidas cores para representar o nível de ruído existente no local nos períodos diurno e noturno. No levantamento, os mais altos níveis de ruídos foram observados na avenida 23 de Maio, via expressa com intenso fluxo de veículos, e na avenida 9 de Julho, que também apresenta tráfego intenso de ônibus. Em ambos os casos, os níveis ultrapassam os 70 dB durante o dia.
O Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP está disponível na Internet e pode ser acessado aqui.