Entidades devem discutir captação para financiar crédito com Dilma
Discussão girará em torno da viabilidade de se captarem divisas (funding) para financiar crédito de longo prazo, inclusive imobiliário
10 de novembro de 2010 - A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) deve discutir com o governo federal, no início do mandato de Dilma Rousseff (PT), a viabilidade de se captarem divisas (funding) para financiar crédito de longo prazo, inclusive imobiliário.
O presidente da Abecip de diretor de Crédito do Itaú Unibanco, Luiz Antônio Nogueira de França, contou que o mercado se preocupa com a limitação da caderneta de poupança em alimentar o crédito imobiliário. "Os recursos da poupança devem durar por mais dois anos. A demanda por financiamentos cresce na base de 50% ao ano; já os recursos da poupança, 18%."
O presidente da Abecip ressalta que a falta de funding é sistêmica. "Até o final do ano enviaremos os estudos sobre novos instrumentos de captação, como covered bonds - uma espécie de Letra de Crédito Imobiliário emitida pelos bancos." A expectativa é que no primeiro semestre haja um encontro entre entidades do setor de construção civil (de materiais a incorporadoras), com a nova presidente.
Fonte: DCI - SP