Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Entidades devem discutir captação para financiar crédito com Dilma

Texto: Redação AECweb

Discussão girará em torno da viabilidade de se captarem divisas (funding) para financiar crédito de longo prazo, inclusive imobiliário

10 de novembro de 2010 - A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) deve discutir com o governo federal, no início do mandato de Dilma Rousseff (PT), a viabilidade de se captarem divisas (funding) para financiar crédito de longo prazo, inclusive imobiliário.

O presidente da Abecip de diretor de Crédito do Itaú Unibanco, Luiz Antônio Nogueira de França, contou que o mercado se preocupa com a limitação da caderneta de poupança em alimentar o crédito imobiliário. "Os recursos da poupança devem durar por mais dois anos. A demanda por financiamentos cresce na base de 50% ao ano; já os recursos da poupança, 18%."

O presidente da Abecip ressalta que a falta de funding é sistêmica. "Até o final do ano enviaremos os estudos sobre novos instrumentos de captação, como covered bonds - uma espécie de Letra de Crédito Imobiliário emitida pelos bancos." A expectativa é que no primeiro semestre haja um encontro entre entidades do setor de construção civil (de materiais a incorporadoras), com a nova presidente.

Fonte: DCI - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: