Entulho da construção civil pode ser destinado a postos de coleta reciclável
PEVs seriam instalados em pontos estratégicos para o recolhimento de resíduos em Santos
28 de fevereiro de 2011 - Santos poderá reduzir o descarte irregular de entulho da construção civil com a criação de locais reservados para coleta. A ideia consta do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico, elaborado pela Prefeitura e pelo Governo Estadual, que inclui possíveis soluções para o destino do lixo na Cidade.
Chamados de PEVs (Postos Específicos de Aporte Voluntário), cinco deles seriam instalados em pontos onde mais ocorrem depósito indevido de resíduos - tanto de construção quanto de outros produtos, como pneus, papéis, plásticos, metais, vidros, lâmpadas queimadas e galhos de árvores.
A construção de cada PEV (um por ano, até 2014) demandaria 295 metros quadrados de área. Juntas, as cinco unidades previstas ficariam em operação entre 50 e 60 horas por semana e seriam capazes de atender a metade dos cerca de 420 mil santistas.
A adoção dos PEVs, somada às propostas de colocação de contêineres para depósito de lixo doméstico e instalação de pontos para seleção, separação e venda de recicláveis, custaria em torno de R$ 11,2 milhões. Operar e manter esses sistemas, R$ 4,7 milhões por ano.
Fonte: A Tribuna - SP