Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Entulho da Construção Civil vira asfalto e concreto em Guarulhos

Texto: Redação AECweb

Em 2009, 23.672 toneladas de entulhos e mais de 50 toneladas de lixo reciclável foram deixadas nos pontos de coleta

26 de fevereiro de 2010 - Guarulhos (Grande São Paulo) joga suas fichas em uma iniciativa criativa para tentar afastar o entulho da beira de córregos, rios e áreas de preservação ambiental.

 

Desde 2003, a cidade recebe entulho e material reciclável em Pontos de Entrega Voluntária, os PEVs. Os compostos recolhidos são enviados a uma usina recicladora e depois, utilizados pela Prefeitura em serviços de pavimentação de ruas e avenidas.

Em 2009, 23.672 toneladas de entulho e material reciclável foram recolhidas pelo Poder Público. As 15 unidades dos PEVs recebem diferentes tipos de resíduos, especialmente aqueles provenientes da Construção Civil, como ferro, argamassa, além de móveis, podas de árvores, e material reciclável. Os PEVs ficam abertos das 8h45 às 16h30, se segunda-feira a sexta-feira.

 

Depois de passar pela triagem, onde é separado por tipo de material, o entulho é levado para a recicladora da Proguaru (a autarquia responsável pelos serviços urbanos). Ali ele é processado, transformado em blocos de concreto e brita e, posteriormente, utilizado para a pavimentação de ruas e na construção de bloquetes para o calçamento de vielas e escadarias.

 

Em 2010, a Prefeitura quer dobrar a quantidade de material recolhido. Isso se justifica pelo fato de o setor da construção civil experimentar um boom na cidade atualmente.

 

Em 2009, foram recolhidas também mais de 50 toneladas de lixo reciclável, como papel, papelão, plástico, metal e vidro. Este material é encaminhado para a uma cooperativa de reciclagem que dá oportunidade de trabalho para cerca de 50 pessoas.

 

Porém, mesmo com os pontos de entrega, muitos cidadãos continuam jogando entulho nas ruas, talvez por não se preocuparem com a saúde e o meio ambiente ou sequer saberem que o ato é criminoso. Em Guarulhos, a multa para quem joga entulho nas ruas pode chegar a R$ 1,5 mil.

 

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: