Escassez de mão de obra é um dos problemas da construção

Texto: Redação AECweb

Problema atinge desde o canteiro de obras até o balcão das lojas de material

09 de setembro de 2010 - A escassez de mão de obra continua sendo um dos principais problemas do setor de construção civil. Os empresários afirmaram que encontrar profissionais especializados tanto para o trabalho direto nas obras quanto atrás dos balcões das lojas de materiais de construção é tarefa difícil.

"O problema da falta de mão de obra atinge todos os elos da cadeia da construção civil. Nós estamos realizando cursos de formação de vendedores para as lojas de materiais de construção", comentou o presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Campinas e Região (Acomac), Paulo Plashe.

O próximo curso será realizado em outubro. Ele se destina a pessoas que nunca atuaram na área e estão interessadas em trabalhar nas revendas. "Nós buscamos alunos entre os currículos que chegam às lojas e na associação. O importante é formar novos profissionais que possam trabalhar nas lojas. Queremos no próximo ano também oferecer cursos para formação de pessoas que trabalhem nas obras", disse.

Missão participará de feira em Dubai

A Prefeitura de Campinas planeja levar empresários do ramo da construção civil para uma das maiores feiras do setor no mundo: a Big 5. O evento acontece em novembro, em Dubai, no Oriente Médio. O secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, acentuou que está em estudo uma missão comercial para estreitar os vínculos com potenciais investidores e também com o objetivo de abrir oportunidades de negócios para as empresas de Campinas e região.

"Estamos planejando com outras entidades, como o SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), uma missão para Dubai. O Oriente Médio é um mercado interessante. Campinas é um polo de desenvolvimento e queremos mostrar o potencial da cidade. Também queremos fomentar negócios para o setor de construção civil", comentou.

Fonte: Caixa Econômica Federal - CEF