menu-iconPortal AECweb

Especialistas discutem mapeamento de ruídos da cidade de São Paulo

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

IPT e ProAcústica pretendem contribuir com a prefeitura apontando diretrizes técnicas para a realização do trabalho, exigido pela Lei Municipal 16.499/2016


A instalação de barulhômetros e o mapeamento de ruído na cidade de São Paulo têm como objetivo reduzir o problema da poluição sonora (crédito: gary yim/shutterstock)

25/07/2017 | 10:01 - Representantes da diretoria da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) e do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) se reuniram no início de julho para discutir ações relacionadas ao conforto acústico dos moradores da cidade de São Paulo.

A principal pauta do encontro foi a elaboração do mapa de ruído da cidade de São Paulo, cuja elaboração tornou-se obrigatória com a promulgação da Lei 16.499, em 2016, mas ainda aguarda regulamentação – a cargo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da prefeitura.

As entidades pretendem colaborar com o Poder Executivo apresentando estudos e apontando as diretrizes técnicas mais adequadas quanto à metodologia a ser adotada nos trabalhos e à confiabilidade na coleta de dados.

Os especialistas também discutiram a instalação de barulhômetros em pontos específicos da capital, que será realizada pelo IPT nos próximos meses. Os equipamentos vão mostrar ao público o nível de ruído no local em tempo real, além de coletar dados sobre ruído urbano, que serão disponibilizados na internet. A ProAcústica poderá contribuir com iniciativas voltadas à conscientização dos cidadãos.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: