Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Esquadrias de PVC entram na moda

Texto: Redação AECweb

Material ecologicamente correto é cada vez mais aplicado em construções pela sua versatilidade e durabilidade.

30 de novembro de 2011 - Existem diversas opções de portas e janelas e as mais conhecidas são as de madeira, de ferro e de alumínio. Mas se você escolher o PVC, um material relativamente novo e ainda pouco aplicado, poderá se surpreender, até porque os preços estão bem menores que anos atrás. Tenho especificado este produto cada vez mais em meus projetos residenciais e comerciais. Outro importante item a ser levado em conta na hora da escolha de um material para a obra ou reforma é a manutenção, pois uma escolha acertada pode eliminar diversas atividades e custos.

As esquadrias de PVC garantem essa tranqüilidade. Material de alta durabilidade, não requer pintura, não enferruja sob ação da maresia, não perde o brilho ou amarela com a ação do sol e não sofre empenamentos. A limpeza também é extremamente simples, realizada apenas com água e sabão. Os únicos cuidados necessários são a limpeza e lubrificação de dobradiças e ferragens, garantindo o perfeito funcionamento do conjunto.

Beleza, sofisticação, conforto térmico e acústico, perfeita vedação, baixa manutenção, durabilidade, resistência e respeito ao meio ambiente são algumas das características que fazem do PVC a matéria-prima ideal para a fabricação de portas e janelas.

Sustentabilidade

A Claris, uma das principais fornecedoras do produto, garante que o PVC é um material ecologicamente correto. De acordo com a empresa, o uso destas esquadrias na construção civil contribui para a preservação do meio ambiente, pois o material é totalmente reciclável e tem menor emissão de gás carbônico para a atmosfera durante o processo de fabricação quando comparado a outros materiais.

O conforto térmico que as esquadrias proporcionam contribui também para a redução energética, diminuindo o tempo de utilização da iluminação artificial e o tempo de funcionamento de condicionadores de ar.

O PVC é obtido do refino do petróleo, contudo, o Brasil já possui tecnologia para a fabricação do PVC 100% ecologicamente correto, por meio da cana-de-açúcar, recurso inesgotável e renovável.

Sem ruídos

O tipo de material das esquadrias e o vidro utilizado também podem contribuir para o conforto acústico. Para as edificações localizadas em áreas com um nível elevado de ruído, como nos grandes centros urbanos, a dica é a utilização das esquadrias de PVC com vidro duplo. A escolha do modelo também influencia na vedação entre os ambientes internos e externos.

Boas opções para maior conforto acústico são as portas e janelas Oscilo Batente, Janela Maximar e os Quadros Fixos, da Claris. As propriedades do PVC, um isolante natural, aliadas à tecnologia empregada na produção dos perfis com câmaras internas de ar, gavetas coextrusadas e escovas, garantem um excelente desempenho termoacústico aos ambientes.

Fonte: Instituto do PVC


 


 


 


 


 


 


 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: