Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Estados do Sul e Sudeste firmam acordo para implantar modelagem BIM

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Ação do Grupo de Trabalho Logística e Transportes do Cosud visa instituir Câmara Temática da Estratégia do BIM, que será responsável por gerenciar a prática


Câmara deverá, ainda, verificar a coerência das iniciativas e projetos de órgãos e entidades públicas estaduais, que contratam e executam obras públicas, com relação às ações pré-definidas (Créditos: Wright Studio/ Shutterstock)

29/10/2019 | 14:17 - Durante a quinta reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada em Florianópolis (SC), governadores de sete Estados brasileiros que abrangem o grupo – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo – firmaram Acordo de Cooperação Técnica para a instituição de uma Câmara Temática da Estratégia do BIM (Building Information Modeling).

A organização funcionará como órgão consultivo do Grupo de Trabalho Logística e Transportes do Cosud e terá o intuito de definir e gerenciar as ações necessárias para a implantação da modelagem BIM nos Estados que integram o acordo. A Câmara deverá, ainda, verificar a coerência, conforme as ações definidas, das iniciativas e projetos de órgãos e entidades públicas estaduais, que contratam e executam obras públicas.

Além disso, o grupo deverá compartilhar informações e avaliar o impacto das iniciativas setoriais e estaduais relacionadas ao BIM, visando promover eficiência e sinergia entre as medidas tomadas por órgãos e entidades públicas estaduais.

Os integrantes da Câmara serão indicados pelos secretários de Estado de Infraestrutura, Logística e Transporte ou por algum órgão equivalente em cada um dos sete Estados que fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica.

Poderão, ainda, ser instaladas equipes de trabalho para auxiliar nos trabalhos e será permitido convidar representantes de órgãos e entidades públicas ou privadas, especialistas, pesquisadores e técnicos do setor para participar das atividades da Câmara e subsidiar suas deliberações.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: