Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Expectativa de recordes na construção

Texto: Redação AECweb

Sinduscon projeta que serão lançados 5,7 mil imóveis no Rio Grande do Sul este ano

05 de fevereiro de 2010 - O ritmo de retomada dos lançamentos e vendas de imóveis a partir do segundo semestre do ano passado leva o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon) a projetar a quebra de recordes no Estado em 2010.

O embalo pós-crise, avalia a entidade, impulsionará o Estado a registrar aumento de 18% no número de empregos diretos, agregando 15 mil trabalhadores ao estoque de mão de obra do setor. Seria o maior avanço em 20 anos, diz o assessor econômico do Sinduscon, Marco Túlio Ferreyro.

Caso as projeções se confirmem, o Índice de Atividade da Construção Civil Gaúcha (IAC-RS) terá crescimento de 7,5% em 2010, o maior desde o início da série histórica, em 1991. Na Capital, a expectativa é chegar a pelo menos 5,7 mil imóveis lançados e 5,8 mil vendidos - em ambos os casos, incremento de 20% sobre 2009, quebrando todas as marcas anteriores.

“Os lançamentos estão em uma curva ascendente. O crescimento do segundo semestre de 2009 sobre o mesmo período de 2008 foi de 72%”, afirma o presidente do Sinduscon, Paulo Garcia, ilustrando o fôlego recobrado pela construção civil depois da freada da crise.

O vice-presidente da entidade Mauro Touguinha de Oliveira conta que, com o segmento em reaquecimento, começa a escassear mão de obra. “Está difícil encontrar pedreiros, arquitetos e engenheiros”, diz Oliveira.

Fonte: Zero Hora - RS

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: