Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Expo Revestir 2023 tem inauguração marcada por tecnologia e sustentabilidade

Texto: Naíza Ximenes

A 21ª edição da exposição que reúne grandes nomes do revestimento teve início ontem (14) e receberá visitantes até sexta-feira (17)

fotos expo revestir 2023
A Expo Revestir é promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) (Foto: Expo Revestir/Divulgação)

15/03/2023 | 15:50   Nesta terça-feira (14), teve início a 21ª edição da Expo Revestir, no Pavilhão São Paulo Expo. Com mais de 120 expositores, a mostra será marcada por inovações em tecnologia, sustentabilidade e design.

Promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina receberá visitantes até esta sexta-feira (17).

Leia também

Estudantes criam bioconcreto capaz de se autorregenerar
Inflação da construção cai em fevereiro
Construção gera 46% das novas vagas no país em janeiro

Se nos últimos anos a aposta era um conceito mais tradicional ou neutro — em especial, após os anos caóticos de pandemia —, a edição de 2023 está sendo marcada por ousadia. Isso porque muitas marcas optaram por inovar em conceito, apostando em cores mais chamativas, super (ou mini) formatos, diferentes texturas, tecnologias inovadoras, e, sobretudo, soluções em sustentabilidade.

Conheça, a seguir, alguns dos destaques da Expo Revestir 2023.

Roca Cerámica

A Roca Cerámica está com duas grandes novidades no stand da Expo Revestir. A primeira delas é o porcelanato da série Terrain, que concorre ao prêmio de melhor design e foi projetado com inspiração na textura artesanal da argila prensada. A promotora de vendas Zilda Giraldi conta que o porcelanato ganhou uma nova tecnologia na sua produção, o carving, que cria pontos de brilho em baixo relevo, evidenciando as pequenas partículas do desenho, e proporciona sensação de toque a uma pedra.

fotos expo revestir 2023
(Fotos: Roca Cerámica/Reprodução)

Além disso, a marca também aproveitou a feira para lançar mais duas dimensões da série Super Formatos: nos tamanhos 1,60m x 1,60m e 1,60 x 3,20 m. Os maiores formatos, até o momento, eram 1,20m x 2,50m, 1m x 2m e 1,20m x 1,20.

Eucatex

Já nos acabamentos, a Eucatex apresentou três inovações. Uma delas, a coleção de painéis de MDF Origens, parte do conceito de que “a beleza de transformar está em nossa natureza”.

Segundo o Gerente de Produtos e Marketing da Eucatex, Gustavo Katsukaki, o grande diferencial da linha de painéis é o acabamento Matt Soft, que proporciona a sensação de “sedosidade com acabamento mate, baixa luminosidade e superfície fosca”.

Ele conta que são oito opções de cores (Cristal Aqua, Cinza Urbano, Cinza Supremo, Verde Mar, Dunas, Cacau Natural e Areia Noronha, além do lançamento Blue Sky), uma de aspecto amadeirado (Feijó Brasil) e uma de pedra (Quartzo Bege).

fotos expo revestir 2023
(Foto: Eucatex/Reprodução)

Há, ainda, a nova coleção de ripados Eucatex — feitos em MDF, que aliam preços mais acessíveis ao padrão estético de um produto artesanal — e a nova linha de divisórias Novitá Pró — construídas a seco e com tecnologia de acabamento em pintura UV, sistema de encaixe de junta seca e a permissão de combinação de cores.

Lorenzetti

Comemorando o centenário da marca, a Lorenzetti lançou o Acqua Century — uma linha de chuveiros elétricos que possui design similar ao das duchas frias. Ele será disponibilizado em maio, com duas versões: a digital e a eletrônica.

No sistema digital, o chuveiro ganhou um painel touch que possibilita a programação da temperatura da água antes do banho. Assim, conforme a água esquenta, as barrinhas no visor vão indicando a progressão até atingir a temperatura desejada.

Além disso, o chuveiro Acqua Century digital também ganhou um sistema que conta a minutagem de água corrente. Seguindo as recomendações do Inmetro acerca do tempo necessário para um banho completo, o visor acende a cada oito minutos.

fotos expo revestir 2023
(Foto: Lorenzetti/Divulgação)

A coleção também ganhou sistema inteligente integrado, que possibilita a combinação do chuveiro com qualquer outro sistema de aquecimento, seja ele solar, a gás ou por acumulação.

O Gerente de Marketing da Lorenzetti, Paulo Galina, ainda contou que a novidade “evita o desperdício de água na tubulação. Se entra água fria no sistema, ele eleva a temperatura e o consumo de energia para aquecer a água. À medida que a água quente entra no chuveiro, ele reduz a potência até zerar o consumo de energia elétrica, evitando o desperdício de água fria parada na tubulação.”

A versão eletrônica conta com as mesmas amenidades, com a diferença que possibilita o controle da temperatura do banho de maneira seletiva. Os produtos estão disponíveis nas cores branco com cromado e preto com cromado e na versão eletrônica nas cores preto e branco.

Saint-Gobain

A Saint-Gobain foi outra expositora do evento, e, neste ano, a multinacional apresenta ferramentas digitais inovadoras. Alguns dos destaques do estande da empresa são a ‘Cidade Inteligente’, o ‘The Lab’ e o ‘#ImperResolve’. Confira mais detalhes aqui.

fotos expo revestir 2023
(Foto: Portal AECweb)

Docol

Especializada na fabricação de metais sanitários, a Docol marcou presença na Expo Revestir com o lançamento do chuveiro Toró.

Segundo Marcelo Alves, designer da Docol, o Toró é fruto do projeto Domus, que reúne arquitetos e designers em iniciativas de design para a marca. “É uma peça muito interessante, já que se trata de um chuveiro externo, autoportante, que pode ser instalado em qualquer lugar do jardim”, ele explica. “Não precisa ter uma conexão específica de esgoto ou de água, basta conectar uma mangueira e já está pronto para ser utilizado. Ele pode ser alocado em qualquer posição, devido à grande vasão e à firmeza da base, que é feita de concreto.”

fotos expo revestir 2023
(Foto: Docol/Divulgação)

Portobello

Especializada em peças de revestimento cerâmico, a Portobello lançou a coleção Authentic, de soluções em revestimento e mobiliário. Ela é dividida em quatro linhas exclusivas, assinadas pelo designer e ativista Oskar Metsavaht, o chef de cozinha Alex Atala, os designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio e a arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff.

Além de novos formatos, as novidades ganharam diferentes cores e lastras, superfícies contínuas que reforçam o desenho inovador da marca, tecnologia focada no sensorial e um mix de novos formatos, texturas e cores.

fotos expo revestir 2023
(Foto: Portobello/Divulgação)
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: