Família fundadora deixa a Klabin Segall

Texto: Redação AECweb

A incorporadora não conseguiu resistir ao endividamento de 430 milhões de reais em debêntures

18 de agosto de 2009 - Os primos Sérgio Segall e Oscar Segall trabalharam ontem pela última vez na incorporadora que eles próprios fundaram 15 anos antes - a Klabin Segall.

A saída ocorre com a formalização da entrada da Veremonte, do espanhol Enrique Bañuelos, e da Agra no controle da empresa. O novo presidente da incorporadora é Fernando Albuquerque, que veio da Agra.

A saída dos fundadores vai na contramão do discurso da Veremonte no anúncio da aquisição, no dia 27 de abril. Na ocasião, as empresas disseram que os fundadores continuariam no negócio até 2014.

Além dos integrantes da família, Antônio Setin, fundador da construtora Setin, comprada pela Klabin em outubro de 2007, também deixou a empresa. "O processo de renegociação das debêntures mostrou para os dois lados que a permanência não seria conveniente", diz Albuquerque.

A Klabin Segall não conseguiu resistir ao alto endividamento. Tinha uma dívida de R$ 430 milhões em debêntures, superior ao seu patrimônio líquido. Mais de uma empresa ofereceu comprar os projetos separadamente, mas os sócios queriam a venda em bloco.

A efetivação da compra estava condicionada à renegociação das debêntures - o que ocorreu em julho. O pagamento dos juros e do principal foi adiado para 2010. Na época da renegociação, a liderança da Veremonte e da Agra nas conversas com os bancos já estava clara.

A saída dos dois executivos é um baque na tradicional família Klabin Segall. O cineasta e produtor de filmes de arte, Sérgio, de 53 anos, e Oscar, de 45 anos, são bisnetos de Maurício Klabin, o imigrante judeu lituano que chegou no fim do século 19 ao Brasil para fundar a fabricante de papel Klabin, maior empresa do setor.

A família começou a investir em imóveis nos anos 20 nos bairros de Vila Mariana e Ipiranga, depois de deixar a sociedade na Klabin, mas a incorporadora só foi fundada em 1994 - aproveitando os terrenos e o patrimônio.

O avô é o pintor e escultor Lasar Segall. Sérgio é filho da atriz Beatriz Segall, que interpretou a personagem Odete Roitman na novela "Vale Tudo", da TV Globo. Fundaram o bairro de classe média alta Chácara Klabin.

Albuquerque chegou a participar de três ou quatro reuniões da empresa antes da entrada oficial da Veremonte, mas segundo o Valor apurou havia resistência por parte dos fundadores. Por fim, não aceitaram ficar como subordinados do novo controlador.

Fonte: Valor Econômico