Inovações tecnológicas na construção civil marcam a Feicon 2023

Texto: Naíza Ximenes

Esta é a 27ª edição da feira considerada uma das maiores do setor em toda a América Latina

foto da feicon 2023
A Feicon reúne mais de mil marcas no São Paulo Expo, um espaço 40% maior do que nos anos anteriores (Foto: DIvulgação)

12/04/2023 | 13:15 –  A Feicon, uma das maiores exposições voltadas ao segmento da construção civil da América Latina, estreou nesta segunda-feira (11), no São Paulo Expo, com uma variedade de inovações tecnológicas. A exposição acontece em um cenário promissor para o setor, que possui projeção de crescimento na casa dos 2% neste ano, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Na 27ª edição do evento, a Feicon reúne mais de mil marcas em um espaço 40% maior do que nos anos anteriores. As soluções, apesar de variadas, possuem alguns propósitos em comum, como tecnologia, sustentabilidade e otimização de processos.

É o caso da Saint-Gobain. Com um stand recheado de inovações em construção a seco, soluções acústicas e a tecnológica cidade inteligente, a multinacional mostrou um pouco de cada marca do grupo — Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon.

Alguns destaques são o The Lab,  um simulador interativo da Ecophon, que proporciona uma experiência acústica imersiva aos visitantes; a Cidade Inteligente, uma plataforma em que os navegadores podem acessar diversos espaços em uma realidade virtual e identificar diferentes aplicações de produtos da Saint-Gobain; e o Acrifast, uma membrana acrílica elastomérica monocomponente. e.

Segundo o consultor técnico Vitor Miranda, o produto é voltado para impermeabilização de estruturas que correm o risco de ter fissuras em áreas externas. Ele realça, também, as inovações em steel frame (que utiliza uma estrutura em aço leve ou construção com aço galvanizado), as construções off site (que são construções realizadas fora do canteiro de obras onde o projeto vai ser executado) e as fachadas leves (vedações verticais não estruturais, constituídas por elementos de densidade superficial baixa), que terão fornecimento 100% Saint-Gobain.

foto da feicon 2023
(Foto: Portal AECweb)

A Parceiro da Construção (PdC), joint-venture que é fruto da parceria entre a Saint-Gobain e a ArcelorMittal, também marcou presença na Feicon 2023. Neste ano, segundo o diretor de Marketing Paulo Jamil, o stand da PdC está com dois focos principais.

O primeiro deles segue a proposta da plataforma, que é levar conhecimento e capacitação a profissionais da construção que queiram se especializar em determinados segmentos.

O segundo é buscar contato com empresas que tenham interesse de patrocinar treinamentos na plataforma, em uma iniciativa de aprimorar, ainda mais, os serviços e a qualidade dos mais de 100 cursos que ofertam no site. “A gente traz essas empresas para a PdC e desenvolve treinamentos voltados tanto para uma aplicação específica de produtos quanto para canais de revenda e formação profissional”, explica Jamil. 

foto da feicon 2023
(Foto: Portal AECweb)

Falando em ArcelorMittal, a produtora de aço apostou em sustentabilidade e métodos construtivos inovadores na Feicon 2023. A empresa montou uma casa de 92 metros quadrados, através do método construtivo e-co, que utiliza a construção off-site como premissa principal.

“A ArcelorMittal irá disponibilizar uma solução construtiva mais sustentável, inovadora, eficiente e tecnológica para os clientes a partir de agora”, conta Everton Negresiolo, Vice-Presidente Comercial e de Metálicos Longos da ArcelorMittal Brasil. 

foto da feicon 2023
(Foto: Portal AECweb)

Quem também apresentou uma solução sustentável na Feicon 2023 foi a Thermo-Iso, a fabricante de painéis e telhas isotérmicas. Ela lançou a telha forro com núcleo em lã de rocha na feira.

O novo modelo de telha é termoisolante, recomendada para obras que exigem bastante conforto térmico e acústico, suporta temperaturas superiores a 350 °C e tem resistência significativa ao fogo devido à utilização de um material incombustível.

foto da feicon 2023
(Foto: Portal AECweb)

A Vedacit, por sua vez, está realizando um pré-lançamento na exposição, de adesivos e selantes. Daniela Sartorato, Gerente de Marca e Relacionamento com o Consumidor, explica que, apesar de a empresa já trabalhar com a categoria, este é um ano de ampliação do portfólio neste segmento.

Isso porque as inovações têm focado, em especial, na aplicação e utilização dos novos produtos. O adesivo instantâneo (que promete colar tudo, de bancadas de pedra a rodapés e alumínios) e o fixa tudo são duas novidades desse catálogo.

“É uma categoria que trabalha muito a questão da bricolagem, do 'faça você mesmo’. São produtos que, apesar de nichados, têm uma grande abrangência no segmento, principalmente por serem de fácil utilização. Além disso, nossas soluções podem ser utilizadas em uma infinidade de cenários, seja no banheiro, na cozinha, ou até mesmo em um trabalho escolar”, ela explica.

As novidades da Vedacit serão comercializadas a partir de junho.

A Feicon acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 11 e 14 de abril, das 10h às 20h. Para conferir mais detalhes, clique aqui.