Feira de equipamentos para construção e mineração começa dia 29

Texto: Redação AECweb

Evento vai reunir quase 500 expositores, de mais de 25 países

28 de maio de 2012 - Começa na terça-feira, dia 29 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, a maior feira latinoamericana de equipamentos para construção e mineração, a M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração.

O evento, com mais de 110 mil m² de área, realiza sua maior edição, desde sua inauguração em 1995. A M&T Expo 2012 vai reunir quase 500 expositores, de mais de 25 países, que apresentarão lançamentos de mais de 1000 marcas nacionais e internacionais a um público esperado de 45 mil profissionais do setor.

A perspectiva otimista em relação ao evento se deve, em parte, ao bom momento vivido pela economia brasileira. Reflexo disso está no fato de que o mercado de equipamentos de linha amarela registrou vendas de 29,7 mil unidades em 2011. Para este ano, a estimativa é obter um crescimento de 10%, com 32,6 mil unidades a serem comercializadas. Esse aquecimento do mercado está sendo impulsionado pelos grandes projetos na área de infraestrutura, incluindo os setores de energia elétrica, portos e aeroportos, habitação e de petróleo e gás, entre outros, que possuem um total de 9.702 obras previstas para começar ou ter continuidade em 2012 e nos anos seguintes, com valor de R$ 1,35 trilhão. Todos os dados são da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, organizadora da feira.

Além das novidades, a M&T Expo 2012 está trazendo uma inovação tecnológica para feiras de grande porte. É o uso do credenciamento eletrônico por chip para obter, em tempo real, o número exato e a localização dos visitantes que estão participando do evento.

O credenciamento eletrônico por chip consiste em inserir um chip em todas as credenciais da feira para transmissão, em tempo real, do fluxo de acesso em cada pavilhão da M&T Expo 2012. Em todas as entradas e saídas dos pavilhões do Centro de Exposição Imigrantes será instalado um portal que fará a captação dos dados, por meio da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Esses dados serão transmitidos automaticamente para a Central de Operações, que mapeará o posicionamento desses visitantes nos pavilhões. Esse mapeamento começará desde a entrada do visitante até sua saída.

A contagem e localização das pessoas serão exibidas em painéis eletrônicos, localizados em diversos pontos dos pavilhões, como por exemplo, a praça de alimentação e o lounge do Sobratema Congresso. Para facilitar a visualização, os dados serão mostrados por meio do mapa da feira, com a quantidade de pessoas e seu posicionamento nos pavilhões cobertos e áreas externas.

A M&T Expo 2012 também terá uma diversidade de atrativos, incluindo o Sobratema Congresso, com apresentações de doze entidades, da Sobratema e de seus programas: Instituto Opus e Inteligência de Mercado.

Fonte: Investimentos e Notícias