Feirão da Caixa começa hoje em São Paulo

Texto: Redação AECweb

Cerca de 110 mil imóveis estarão à venda, com previsão de superar em 10% os números do ano passado

21 de maio de 2009 - O Feirão Caixa da Casa Própria começa hoje em São Paulo e deve receber, até domingo, 150 mil pessoas no Centro de Exposições Imigrantes. Cerca de 110 mil imóveis estarão à venda, dos quais 42,5 mil são novos ou em construção. A previsão é superar em 10% os números do ano passado, quando o evento movimentou R$ 1,4 bilhão em 21,5 mil negócios.

Um atrativo a mais nessa quinta edição são as facilidades do programa federal Minha Casa, Minha Vida, com isenção de seguro e a possibilidade de ficar sem pagar até 36 parcelas do financiamento, por exemplo.

A vantagem para os potenciais mutuários é ter, no mesmo local, construtoras, imobiliárias, corretores, cartórios e atendentes da Caixa para fazer simulações e dar informações -por exemplo, qual o saldo da conta do FGTS para reduzir o valor financiado.

Os imóveis dos feirões têm financiamento de até 100% pela Caixa, com pagamento em, no máximo, 30 anos com recursos da poupança ou do FGTS.

Para o professor de finanças da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Alexandre Chaia, é um bom momento para comprar um imóvel porque há muitas unidades com desconto, já que as empresas estão tentando diminuir o estoque e precisam de recursos para geração de caixa.

O problema, alerta, é que se trata de um financiamento de longo prazo, então o interessado deve, na sua opinião, ter pelo menos uma reserva do equivalente a um ano de prestações para honrar o pagamento mesmo se houver contratempos.

O coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV, William Eid Júnior, lembra ainda que, além de avaliar se a parcela vai caber no orçamento, é preciso observar as condições do imóvel e no seu entorno, o que inclui transporte, comércio local e condições de segurança, para não se arrpender depois do negócio fechado.

Fonte: Folha de São Paulo