Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Ferramenta para a construção civil será destaque em evento

Texto: Redação AECweb

2º Seminário sobre BIM trará profissionais nacionais e internacionais com grande vivência na utilização da ferramenta

20 de setembro de 2011 - O SindusCon-SP, por meio do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), realizará o 2º Seminário BIM (Building Information Modeling) – Modelagem da Informação da Construção, em 20 de outubro, das 8h às 18h35, no Teatro do Hotel Renaissance (entrada pela al. Jaú, 1.620). O evento apresentará a visão de profissionais internacionais com vivências acadêmica e de mercado na ferramenta BIM, as tendências de médio e longo prazo e a experiência de escritórios e construtoras do setor na implantação da modelagem.

Cases de destaque mostrarão o que de mais avançado tem sido feito pelo mercado nacional em obras com a Modelagem da Informação da Construção, "que figura hoje como uma das inovações em tecnologia e processos mais importantes para a atual fase da construção civil, uma vez que a complexidade dos empreendimentos, o valor dos investimentos, a velocidade de produção e a escassez de profissionais qualificados constituem riscos reais que podem ter consequências diversas, expressas em perdas tangíveis e intangíveis", destaca o coordenador do GT BIM do CTQ, Fernando Correa.

Entre as dificuldades de implementação do conceito BIM, o seminário discutirá a falta de bibliotecas de componentes nacionais, que tem sido uma das barreiras à adoção mais generalizada da ferramenta no Brasil. O evento proporcionará uma oportunidade para debater o problema das bibliotecas BIM, trazendo depoimentos de empresas especializadas em PIM (Product Information Modeling ou Modelagem da Informação de Produtos) e experiências de profissionais que têm conseguido superar sua falta na realização de projetos de sistemas prediais.

Destaques – O evento foi dividido em três paineis: Desenvolvimento e Implementação de Bibliotecas; BIM em projetos e instalações; e Cases Nacionais e Internacionais: Implantação do BIM em construções.

Cada um deles receberá especialistas renomados como David Gerber, professor da Southern California University, que falará sobre "Inovação na Indústria da Construção: a evolução do BIM e da Computação na Arquitetura, Engenharia e Construção". Ele apresentará o que há de pesquisa avançada e novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para a integração do BIM.

Bob Owen, professor da Universidade de Salford, na Inglaterra, fará a palestra "Soluções Integradas de Projeto e Implementação (IDDS)", a respeito dos chamados "modelos federados" –que integram os projetos de todos os sistemas de um empreendimento, desde a terraplanagem até os sistemas hidráulicos, elétricos e de fachada.

Andrew Lopes, arquiteto com mais de 20 anos de experiência na Austrália e Espanha, vai expor "Cases de Implantação de BIM em Construtoras na Austrália". O seminário também contará com palestras de Brian Krause, diretor nacional de Soluções Integradas de Construção na Turner Construction, a maior construtora dos Estados Unidos, e de Arto Kiviniemi, também professor da Universidade de Salford (Inglaterra), sobre "Motivadores e Obstáculos para Adoção do BIM Integrado".

Já o case nacional é um dos mais importantes projetos da Petrobras para o Pré-Sal. A "Modelagem do Edifício de Controle do Pré-Sal em Santos" será detalhada por representantes da empresa e do escritório Contier Arquitetura, responsável pelo projeto.

O investimento nas inscrições para associadas do SindusCon-SP e entidades apoiadoras é de R$ 400. Para os não-associados, de R$ 500. Acima de 3 inscrições será concedido 10% de desconto. Estão inclusos almoço e estacionamento. Para se inscrever, entre em contato com caa@sindusconsp.com.br ou telefone (11) 3334-5660.

Fonte: Sinduscon - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: