Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Fila para imóveis chega a quatro meses

Texto: Redação AECweb

Investidores estão preferindo projetos de alto padrão e deixando de lado os imóveis mais populares

01 de julho de 2009 - Por conta da falta de imóveis disponíveis, está cada vez mais difícil encontrar um apartamento ou uma casa para alugar em São Paulo.

Em várias regiões na cidade, mais que dobrou o número de pessoas que procuram um imóvel em algumas imobiliárias. Nos casos de imóveis com preços mais populares, o tempo de espera pode chegar a quatro meses.

"A falta de imóveis residenciais para locação é algo que vem crescendo nos últimos anos. E isso é um problema que ocorre em todo o país, mas em São Paulo há fatores que agravam a situação, como a falta de terrenos para novas construções", afirma o vice-presidente de locação do Secovi-SP, José Roberto Federighi.

Os imóveis mais procurados na capital são de um e de dois dormitórios, com aluguel entre R$ 1.000 e R$ 1.600, segundo Federighi.

A alta demanda faz com que os preços dos alugueis também aumentem constantemente. De acordo com pesquisa realizada pelo Secovi-SP, o preço do aluguel subiu cerca de 11,1% na capital paulista, entre junho de 2008 e maio desse ano - aumento bem maior do que a variação no período do índice base para reajuste dos contratos de aluguel, o IGP-M, que foi de 3,6%. Só em 2009, o acréscimo no valor médio do aluguel já chega a 2,93%.

"Está praticamente impossível locar um imóvel para morar na cidade. Faltam opções", diz o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.

O principal motivo, segundo Viana, é que investidores estão preferindo projetos de alto padrão e deixando de lado os imóveis mais populares.

Na Lello Imóveis, por exemplo, mais que dobrou o número de pessoas que procuram locar uma moradia. A fila de espera aumentou 113% em um ano --saltando de 860, em 2008, para 2.000, em 2009. O tempo médio de espera é de até quatro meses.

Na Pacheco Imóveis, a procura aumentou cerca de 40% em comparação ao ano passado. A espera, em média, é de dois a três meses por uma oferta de aluguel. Dependendo do bairro, chega a quatro meses.

Fonte: InvestNews

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: