Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Financiamento dos programas habitacionais deixa aluguel até 50% mais caro

Texto: Redação AECweb

Dados são do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ)

02 de setembro de 2011 - Os preços dos imóveis no Rio dispararam. A alta já chega a 50% em algumas regiões da cidade. O aumento é reflexo dos financiamentos de programas habitacionais do governo federal e da proximidade de eventos esportivos de grande proporção, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Outros fatores que contribuem para a elevação dos preços são a baixa oferta para locação e o crescimento da procura. Os dados são do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ).

De acordo com Carlos Samuel Freitas, diretor de locação do conselho, o cenário deve mudar no início do ano que vem, pois há imóveis já em fase final da construção para serem entregues aos proprietários. "A expectativa é que, até janeiro de 2012, sejam entregues 20 mil unidades habitacionais", afirma.

Segundo ele, quando isso se concretizar, o mercado vai recuperar a estabilidade e os preços dos aluguéis tenderão a cair. Freitas diz que o segmento estava engessado há muito tempo, mas o cenário mudou. "Os preços dos imóveis alugados ficaram estabilizados durante 4 anos. Agora, como há crédito devido à proximidade dos eventos esportivos internacionais, os valores subiram", explica.

Freitas lembra que faltou investimento no setor por um longo período. "Antes, os financiamentos eram restritos e as condições não eram as ideais". Com a mudança de postura do governo federal, existe hoje uma facilidade maior de pagamento e condições de compra de imóvel.

Fonte: O Dia

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: