Fiscalização vai inspecionar elevadores nos canteiros de obra
Foi o que anunciou o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, em reunião com o vice-presidente de Habitação Popular, João Claudio Robusti
09 de setembro de 2011 - O Ministério do Trabalho deverá realizar em outubro uma fiscalização nos canteiros de obras das construtoras em todo o Estado de São Paulo, para inspecionar a segurança dos equipamentos, especialmente a dos elevadores de obras (cremalheira e a cabo).
Foi o que anunciou o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, em reunião com o vice-presidente de Habitação Popular, João Claudio Robusti, e representantes de empresas deste segmento, nesta semana, no SindusCon-SP.
Ishikawa apresentou a relação dos acidentes de trabalho mais frequentes que têm ocorrido na construção civil, chamando a atenção para a necessidade de medidas preventivas. "Embargos de obras estão acontecendo quando há quedas, soterramentos e irregularidades na parte elétrica", disse. Ele lembrou que os técnicos de segurança estão à disposição das construtoras, na sede e nas regionais, para dar a orientação necessária.
O vice-presidente também anunciou a aprovação, na CPN (Comissão Permanente Nacional da NR 18), da norma para operação de cestos aéreos em grandes alturas, que agora vai para outra validação em outra comissão do Ministério do Trabalho, antes de sua publicação no Diário Oficial.
Terceirização – Também presente, o assessor jurídico do SindusCon-SP Renato Romano recapitulou as disposições da legislação sobre a terceirização de serviços. Ele também relatou a recente entrega ao Ministério do Trabalho, pela indústria da construção e pelas centrais sindicais, de proposta de portaria normatizando a prática da terceirização no setor.
Fonte: Sinduscon – SP