Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

GBC Brasil e FUPAM promovem curso sobre construções sustentáveis

Texto: Redação AECweb

Primeiras turmas começam em março e as inscrições já estão abertas

16 de janeiro de 2009 – A ONG Green Building Council Brasil e a FUPAM FUPAM (Fundação para a Pesquisa Ambiental), conveniada com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, iniciarão no primeiro semestre de 2009 dois cursos de extensão universitária sobre construções sustentáveis para profissionais que desejam se especializar nesta modalidade que, cada dia mais, necessita de pessoas capacitadas. Até hoje, não havia nenhum curso universitário no país voltado especificamente para este assunto.

O primeiro deles será o CEPS - Projetos Sustentáveis: Estratégias e Tecnologias - e terá 132 horas de carga horária, divididas em 33 aulas, e tem como objetivo principal capacitar os profissionais do setor na ferramenta LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), para que possam conhecer, desenvolver e contratar tecnologias sustentáveis em suas obras. Serão abertas duas turmas em março e o curso será coordenado por especialistas no setor, como o Prof. Dr. Marcelo Andrade Romero e Prof. Dr. Alberto Hernandez Neto.

O segundo curso, Complementação Para Acreditação no Programa Energy Plus, é uma complementação do CEPS e tem 24 horas de aula e só pode ser realizado por quem já tenha completado o primeiro curso. O Energy Plus é uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos que permite simular os sistemas de aquecimento, iluminação e ventilação para quantificar seu consumo de energia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feita pelo site para própria FUPAM: www.fupam.com.br. Para mais informações, os interessados devem ligar para (11) 4191-7805.

CEPS - Projetos Sustentáveis: Estratégias e Tecnologias – 132 horas

PARTE A – Conceitos introdutórios - 20 horas

- Sustentabilidade dos edifícios
- Especificidades da certificação LEED em outros países
- A certificação voluntária energética brasileira – PROCEL –Edifica ELETROBRAS
- As legislações ambientais brasileiras
- As normalizações     utilizadas no processo de certificação: normas ASHRAE
- 90.1-2004
- 55.1 – 2004
- 62.1 – 2004
- As ONGs ambientais norte-americanas e brasileiras

PARTE B – Conceitos comuns - 72 horas

Tem como objetivo apresentar os critérios comuns utilizados na certificação LEED nas categorias LEED – NC (New Construction); LEED – NC - Brasil; LEED – CS (Core and Shall), LEED – EB (Existing Buildings) e LEED CI ( Commercial Interiors).

PARTE C – Conceitos Especificos - 08 horas

Serão apresentados os critérios específicos utilizados na certificação LEED nas categorias LEED – NC (New Construction); LEED – NC - Brasil; LEED – CS (Core and Shall), LEED – EB (Existing Buildings) e LEED CI ( Commercial Interiors).

PARTE D – Ferramentas computacionais - 24 horas

Será utilizado como ferramenta computacional o programa EnergyPlus, que é ferramenta validada para uso no processo de certificação de edificações. O objetivo propiciar ao aluno um conhecimento básico da ferramenta de simulação EnergyPlus para avaliação de edificações climatizadas.

PARTE E – Estudos de caso - 08 horas

Cases de edifícios certificados no Brasil e no mundo, as tecnologias envolvidas e os custos associados com a introdução destas tecnologias.

Complementação Para Acreditação no Programa Energy Plus


- 24 horas (06 aulas)

Utilização da ferramenta computacional do programa EnergyPlus, ferramenta validada para uso no processo de certificação de edificações. Tem como objetivo propiciar ao aluno um conhecimento avançado da ferramenta de simulação EnergyPlus para avaliação de edificações climatizadas.
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: