GBC Brasil registra crescimento de 100% em empreendimentos em processo de certif
Brasil é o quinto país no ranking pela procura do selo LEED e estima-se que em 2009, mesmo com a crise, o número de projetos registrados para conseguir o selo chegue a 200.
A ONG Green Building Council Brasil, criada para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País, comemora os resultados obtidos em 2008. No ano passado, três empreendimentos no Brasil conquistaram a certificação LEED (em 2007, apenas um recebeu o selo) e 44 novos projetos já foram registrados para conseguir o LEED, um crescimento de 100% em relação ao ano anterior. Até janeiro, havia 89 empreendimentos em processo de certificação, o que faz o Brasil ocupar a quinta posição no ranking da procura pelo selo.
As atividades de educação e treinamento que estimulam ou capacitam profissionais para trabalhar com construções sustentáveis também geraram resultados melhores que os esperados. “Nossa meta era de 3500 pessoas, mas conseguimos atingir mais sete mil”, afirma Nelson Kawakami, diretor-executivo do GBC Brasil.
Além disso, o número de profissionais LEED AP, reconhecidos por seus conhecimentos sobre as práticas de construção sustentável e os princípios do Sistema de Certificação LEED, mais do que dobrou. Em 2007 eram 13 e no final de 2008 este número já saltou para 36. Segundo Kawakami, esse crescimento reflete a preocupação das organizações em desenvolver projetos mais sustentáveis e para isso, elas precisam de profissionais capacitados para desenvolver este trabalho. “A demanda não pára de aumentar e há profissionais brasileiros que, inclusive, são recrutados por empresas de fora do país”, afirma.
O GBC Brasil espera que 2009 seja um ano ainda melhor. Estima-se chegar a 200 empreendimentos em processo de certificação e atingir mais pessoas com informações e práticas da construção sustentável. “E ainda algumas certificações importantes devem sair ao longo de 2009”, completa.
Fonte: Roteiro do imóvel