Gerdau, Abeaço e Carrefour realizam parceria para implantar estações de coleta

Texto: Redação AECweb

16 lojas da rede Carrefour terão postos para incentivar o consumo consciente. Todas as estações terão área exclusiva para crianças e serão preparadas para atender deficientes visuais e cadeirantes

10 de março de 2009 - A Gerdau, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço – Abeaço e o Carrefour lançaram em dezembro o Projeto Estação de Reciclagem para estimular e sensibilizar adultos e crianças para o consumo consciente. Em  dezembro de 2008,  foi inaugurada a primeira estação. O projeto "Consumo Consciente Recicle com a Gente" será expandido para 15 lojas da Rede Carrefour este ano e deve chegar em 153 lojas Carrefour ao longo dos próximos anos.

Serão quatro módulos de coleta, separados por: latas de aço e outros metais, plástico e papel, vidro e óleo pós-consumo. A estação infantil ainda contará com um módulo sazonal, que nesta primeira fase do projeto será utilizado para doação de livros e brinquedos. Informações sobre os tipos de materiais e suas formas de reciclagem serão expostas nos locais para que o consumidor possa aprender a diferenciar cada um deles.


Além dos apelos ecológico e lúdico, o projeto de coleta seletiva tem cunho social. Cada loja do Carrefour terá uma cooperativa associada, para a qual todo o material coletado será doado."Para atestar este compromisso, as estações terão afixados informativos mensais que trarão a quantidade de material coletada, a geração de renda e o número de famílias beneficiadas com a ação", comenta Heitor Bergamini, Diretor Metálicos da Gerdau


Para as crianças
Todas as estações terão sua réplica em tamanho reduzido para que as crianças possam participar do processo, aprendendo desde pequenas o que é o consumo consciente e como colaborar para a preservação do meio ambiente. O projeto também envolve a promoção de workshops em cerca de quatro mil crianças das escolas do entorno das lojas com o objetivo de trabalhar a educação ambiental. Nestes encontros, elas visitarão as estações e aprenderão conceitos de reciclagem, pós-consumo e reutilização durante o ano. As visitas incluirão oficinas de reutilização, durante as quais as crianças poderão produzir objetos feitos a partir de latas.

A estação kids ainda atenderá os cadeirantes e todos os informativos estarão em braile. Nos fins de semana, o mascote Lataço, criado pela Abeaço, estará presente nas estações de coleta, incentivando os pequenos a terem mais consciência ambiental. "A expectativa é que o projeto colete 3,5 mil toneladas de resíduos durante o ano. Com isso, acreditamos que cada vez mais pessoas reconhecerão a embalagem de aço e atestarão sua característica 100% sustentável", explica Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço.

Divulgação nas lojas
A ação será divulgada nas lojas Carrefour com amplo material, como stoppers e wobblers, displays presos aos carrinhos, adesivos de piso, distribuição de folhetos, mensagens na rádio, TV Carrefour e nos tablóides além de adesivo nas cancelas das lojas.  Mensalmente durante o projeto, cerca de 150 mil pessoas por loja terão acesso às informações sobre reciclagem. "Entendemos que o investimento social privado é uma prática essencial para promovermos o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde estamos presentes. O Grupo Carrefour sempre teve um olhar sustentável para suas atividades, valorizando o relacionamento com todas as partes interessadas. Cada vez mais o tema ganha relevância para nosso negócio, refletindo em nosso posicionamento e investimentos", ressalta Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour.

Fonte: Imagem Corporativa