Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Governador Alckmin assina plano para construção de 65 creches no interior

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A ação faz parte do programa Creche-Escola

26 de maio de 2014 - O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald, firmaram na quinta-feira (22) convênio para a construção de mais 65 unidades de educação infantil. A ação faz parte do programa Creche-Escola e atenderá 60 municípios do interior e região metropolitana. Para isso, serão investidos R$ 113,9 milhões, incluindo obras e aquisição de mobiliário e outros equipamentos permanentes.

Com os novos acordos, serão beneficiadas cerca de 8.600 crianças de 0 a 6 anos. O objetivo do programa é ampliar o atendimento nessa faixa etária e auxiliar a construção de novos prédios. Desde 2011, o governo do estado já investiu R$ 700 milhões no aprimoramento da educação infantil. Ao todo, foram firmados 425 convênios beneficiando 56 mil crianças.

Seis creches já foram entregues pelo estado. A primeira foi inaugurada em Lençóis Paulista, em agosto do ano passado. A segunda e terceira, em Queluz e Guararapes, em janeiro deste ano. Em março, nos municípios de União Paulista e São Bento do Sapucaí. Em abril passado, em Cesário Lange. Outras três unidades, em Anhembi. Atualmente, há 130 obras em execução.

A Secretaria da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, oferece três tipos de plantas adequadas à demanda de atendimento infantil do local e ao terreno apresentado pela prefeitura.

Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação e também às exigências de sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução de consumo de água e energia. Os prédios contam ainda com todos os ambientes necessários para a educação das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia.

"A parceria garante às prefeituras a possibilidade de ampliar a oferta de vagas, inclusive, para o ensino infantil. Esse subsídio do estado é fundamental para apoiar o desenvolvimento dos municípios e levar educação de mais qualidade para o interior paulista", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para participar do programa, as prefeituras devem manifestar interesse junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela seleção das solicitações.

Fonte: DCI

 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: