Governo Federal e Paulista firmam acordo para construir Ferroanel
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Projeto terá 53 quilômetros de extensão, ligando as estações de Perus, na zona norte da capital paulista, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba
A estimativa é de que o empreendimento viabilize o transporte de 67 milhões de toneladas de produtos por ano, substituindo mais de 2,8 mil caminhões nas estradas (Créditos: ISMAEL Lima assis)
07/02/2019 | 15:35 - O Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Infraestrutura firmaram parceria, por meio de protocolo de intenções, para a construção do trecho Norte do Ferroanel. O projeto terá investimento de R$ 3,5 bilhões, que serão repassados pelo Governo Federal, por meio de outorga de concessão ferroviária da MRS Logística.
O Ferroanel Norte terá 53 quilômetros de extensão, ligando as estações de Perus, na zona norte da capital paulista, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, na região de Mogi das Cruzes (SP). A estimativa é de que o empreendimento viabilize o transporte de 67 milhões de toneladas de produtos por ano, substituindo mais de 2,8 mil caminhões nas estradas.
Segundo o Governo Federal, em até 45 dias deve ser aberta consulta pública referente ao aditivo da concessão à MRS Logística pelo período de 30 anos.
“Esse protocolo representa a aliança do Governo Federal com o Governo do Estado em menos de 30 dias. É o aproveitamento de uma grande oportunidade que é a prorrogação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias para a viabilização de investimentos importantes”, disse o ministro da infraestrutura Tarcísio Freitas.
O Ferroanel também será utilizado para transporte de passageiros, de modo segregado ao transporte de cargas. Mais de três milhões de pessoas deverão ser beneficiadas com o empreendimento, que deverá ficar pronto em 48 meses a partir da data de início das obras.