Governo oficializa comitê estratégico para a disseminação do BIM
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Comissão interministerial se reunirá a cada três meses para definir diretrizes da implementação da metodologia no segmento da construção civil brasileira
Comitê será composto por representantes de cinco ministérios, da Casa Civil e da secretaria-geral da Presidência da República (crédito: Por StanislauV / Shutterstock)
07/06/2017 | 18:10 – O Governo Federal anunciou a criação de um comitê estratégico para a implementação da Modelagem da Informação para Construção (BIM, na sigla em inglês) no Brasil. No final de maio, o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Igor Nogueira Calvet, já tinha adiantado a intenção de formar uma comissão para discutir um plano nacional de disseminação da tecnologia.
De acordo com o decreto publicado ontem (6/6) no Diário Oficial da União, o comitê será presidido pelo MDIC e se reunirá uma vez por trimestre para propor as próximas diretrizes do planejamento, validar o Mapa Estratégico e o Plano de Ações da metodologia e elaborar seu regimento interno. Também vão compor o comitê representantes do Ministério da Defesa, do Ministério do Planejamento, do Ministério de Desenvolvimento e Gestão, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Ministério das Cidades, e da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Casa Civil.
Workshop
Na próxima terça-feira (13/6), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato de Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) vão realizar um workshop em São Paulo. O evento ocorrerá na sede do Secovi-SP e pretende divulgar o conhecimento para que empresas da construção implementem a metodologia em suas atividades.
Segundo o Secovi-SP, a programação contará com a participação de sindicatos da construção e especialistas do tema, incluindo Dionyzio Antônio Klavdianos, da CBIC; Paulo Sanchez, do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP); Carlos Borges, do Secovi-SP; e Rogério Suzuki, consultor de BIM.
Atualizado às 18h:15