Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

GPS, piloto automático e ar-condicionado chegam a trator de pequeno produtor

Texto: Redação PE

Ar-condicionado, GPS, piloto automático, câmbio semiautomático e equipamentos de alta tecnologia. Os itens de "luxo" dos grandes tratores e máquinas agrícolas agora chegam aos pequenos e médios produtores.

Na Agrishow, em Ribeirão Preto, fabricantes anunciaram novas linhas de tratores médios que incluem os componentes de fábrica.

A New Holland, por exemplo, lançou uma série de tratores médios com instrumentos da chamada agricultura de precisão incluídos de fábrica, com preços de R$ 120 mil a R$ 160 mil.

Já a Massey Ferguson anunciou que a próxima linha de tratores médios terá opção com esse tipo de tecnologia e virá de fábrica com câmbio semiautomático, comum em tratores maiores.

Especialista em agricultura de precisão da marca John Deere, Maurício de Menezes disse que 30% dos tratores médios vendidos já têm esse tipo de equipamento.

Em 2010, quando a fábrica começou a oferecer a opção, o índice era de 5%. "O mercado da agricultura de precisão tem crescido 30% ao ano."

Uma máquina com os equipamentos custa em média 25% a mais, de acordo com o especialista, e aumenta a produtividade em ao menos 13%.

Os tratores se modernizam com o objetivo de funcionar em parceria com outros equipamentos "inteligentes" já disponíveis no mercado.

São colheitadeiras que indicam a produtividade por m² do terreno, pulverizadores que não irrigam o mesmo ponto duas vezes, gerando economia, e plantadeiras que distribuem igualmente o total de sementes no solo.

Esse tipo de tecnologia tem sua utilidade aumentada com o piloto automático, orientado por GPS, que guia o percurso pelas linhas do campo.

Além do piloto automático, esse tipo de trator também tem software e tela sensível ao toque para monitorar os equipamentos acoplados, como pulverizadores e colheitadeiras de precisão.

Além do conforto, a cabine com ar-condicionado é necessária para proteger os instrumentos de computação.

Fonte: Folha de S.Paulo

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: