Grupo de Novos Empreendedores visitam empreendimento sustentável

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Participantes conheceram a sede da Bayer e o Programa EcoCommercial Building

12 de novembro de 2013 - No dia 9/11, o Grupo de Novos Empreendedores do Secovi-SP promoveu uma visita técnica à sede da Bayer. Lá, os integrantes do grupo conheceram o primeiro edifício brasileiro que faz parte do Programa EcoCommercial Building, idealizado pela companhia.

Antes de sair para a visita, os participantes acompanharam uma palestra na sede do Secovi-SP, na qual Fernando Resende, responsável pelo Programa EcoCommercial Building no Brasil, falou a respeito do projeto e das ações sustentáveis da Bayer.

“O programa reúne 89 empresas com expertises diferentes, capazes de fornecer soluções para tornar os edifícios sustentáveis. Esses conhecimentos já foram aplicados na construção de edifícios pertencentes à própria empresa na Alemanha, Bélgica, Índia e Estados Unidos”, contou.

O edifício brasileiro, desenvolvido pelo escritório de arquitetura LoebCapote, possibilitará acesso a estações de metrô e trem pelos colaboradores da empresa e moradores do entorno, por meio de uma ponte sobre o canal de Guarapiranga. Também serão providenciadas a recuperação de mais de três quilômetros às margens do Rio Pinheiros e a ampliação da ciclovia da região, em parceria como Governo do Estado de São Paulo.

Depois de pronto, o edifício possibilitará economia de até 50% de energia elétrica e até 80% no consumo da água. Totalmente adaptado ao clima brasileiro, vai utilizar luz e ventilação natural e contará com inovador sistema de automação para controle dos sistemas de energia, água e emissões. Está sendo construído com materiais que permitirão maior conforto térmico e terá sistema de aproveitamento da água de chuva em um grande espelho d’água interno, que também atua no resfriamento passivo do prédio.

O NE promove, com frequência, visitas técnicas como essa, a fim de aculturar seus integrantes sobre técnicas e tecnologias inovadoras aplicadas ao mercado imobiliário, além de compartilhar experiências e estimular o networking.

Fonte: Secovi - SP