menu-iconPortal AECweb

Grupo Softplan anuncia transição estratégica com criação de operações autônomas

Texto: Vinícius Veloso

Mudanças também devem trazer reestruturação nos cargos de liderança da companhia, que está em processo de expansão. Vertical da Indústria da Construção segue tendo destaque na nova operação

Ionan Fernandes segurando microfone durante palestra.Ionan Fernandes, que assumirá como CEO da empresa dedicada ao mercado privado (Foto: Agência J.Somensi) 

11/12/2024 | 13:46 — O Grupo Softplan anunciou, na última sexta-feira (06), que implementará mudanças estratégicas em sua estrutura a partir do próximo ano. A empresa será dividida em duas operações independentes, sendo uma focada no setor público e a outra no segmento privado. A unidade voltada ao setor privado concentrará as verticais Softplan Indústria da Construção, Softplan Eficiência Operacional e Softplan Inteligência Legal. Já a segunda unidade incluirá as soluções tecnológicas desenvolvidas para otimizar a gestão pública no Brasil.

Clique aqui, siga o canal do Portal AECweb no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre construção civil no seu celular.

Segundo Eduardo Smith, CEO do Grupo Softplan, essa transformação representa uma oportunidade para ampliar o alcance da empresa. “A criação das operações autônomas nos permite dar ainda mais foco em cada setor e, ao mesmo tempo, garantir que vamos continuar colocando os nossos clientes no centro das decisões”, comentou o executivo, que vê esse movimento como uma grande oportunidade para que a companhia amplie o seu impacto.

Reestruturação de liderança

A nova estrutura também trará alterações nos cargos de liderança. Ionan Fernandes, que atualmente é diretor executivo da Softplan Indústria da Construção, assumirá como CEO da empresa dedicada ao mercado privado.

“A segmentação da operação nos permitirá aprimorar ainda mais nossa capacidade de oferecer profundidade, inovação e escalabilidade aos mercados que atendemos”, explica Fernandes. Ele acredita que a companhia se sente preparada para aumentar seu impacto nos setores em que atua. “Juntando tecnologia de ponta e especialização com foco estratégico voltado para resultados”, completa.

Ionan deixa o cargo de Diretor Executivo da vertical de Indústria da Construção, passando o bastão para Cristiano Gregorius, que anteriormente liderava as operações de Softwares do Ecossistema Sienge. "Seguimos comprometidos em atender ao setor da construção civil de maneira dedicada e próxima, como temos feito ao longo dos últimos 34 anos. Nosso compromisso com o mercado permanece sólido e, mais do que isso, acreditamos que estamos preparados para impulsionar ainda mais a evolução do setor nos próximos anos. Nossas soluções são robustas e nosso cliente final não será afetado pelas mudanças. Esse movimento reafirma nosso principal objetivo: melhorar nossos serviços e soluções a cada dia", declara Cristiano.

O Ecossistema Sienge é formado pelas soluções: Sienge Plataforma, Sienge eCustos, Sienge Construpoint, Sienge Construcompras, Construmanager, CV CRM, Prevision e GO Gestor Obras.

Cristiano Gregorius segurando microfone durante palestra.Cristiano Gregorius, novo Diretor Executivo da vertical de Indústria da Construção (Foto: Agência J.Somensi) 

Márcio Santana, que hoje é diretor executivo da Softplan Setor Público, será o responsável por liderar a operação voltada a esse segmento. O período de transição está previsto para os primeiros seis meses de 2025. Após esse processo, Eduardo Smith, atual CEO, retornará ao conselho de administração da empresa, posição que ocupou anteriormente de 2017 a 2021. Ele se unirá aos sócios-fundadores Moacir Marafon, Ilson Stabile, Carlos Augusto de Matos, Carolina Strobel e Kátia Costa, que preside o Conselho.

“Essa transição marca um novo capítulo em nossa trajetória. Estou confiante de que essa estruturação fortalecerá ainda mais o legado do Grupo Softplan, permitindo que cada operação amplie seu impacto de forma sustentável e estratégica”, pondera Smith.

Márcio Santana em foto posada dentro de um escritórioMárcio Santana será o responsável por liderar a operação voltada ao setor público (Foto: Divulgação) 
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: