Grupo SteelCorp anuncia a construção de 500 casas para vítimas do RS
Texto: Agatha Menes do Nascimento
Junto com iniciativa privada, ONGs, sociedade civil e poder público, a empresa vai construir 500 casas pré-fabricadas, seguindo as políticas de ESG
O Grupo SteelCorp, empresa especializada em construções de Light Steel Frame, anunciou que vai construir 500 casas para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, que aconteceram em maio de 2024. Trata-se de uma ação em parceria com a ONG Movimento União BR, a iniciativa privada, a sociedade civil e o poder público.
As casas serão executadas em Light Steel Frame, sem tijolos ou concretos, respeitando as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). E para viabilizar a obra, uma fábrica temporária será montada no campus da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) que, junto com o Instituto Mulher em Construção, capacitará a mão de obra feminina do Rio Grande do Sul para realizar 40% dos acabamentos das casas.
Os terrenos onde as casas pré-fabricadas serão montadas e os insumos para a obra (no custo de R$ 110 mil por casa) foram doados pelo Governo do Estado e por diversas empresas, respectivamente.
Veja também: MCMV pausará cobrança do financiamento para afetados pelas enchentes no RS
Para aumentar as doações, um protótipo de casa será exibido na Leroy Merlin da Marginal Tietê, em São Paulo (SP). Além disso, a ONG Movimento União BR pretende lançar um financiamento coletivo e digital que facilitará a doação por parte de pessoas físicas.