Guia para inventários de gases de efeito estufa será lançado

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

SindusCon-SP fará o lançamento em evento

11 de junho de 2013 - O SindusCon-SP, por meio do seu Comasp (Comitê de Meio Ambiente), lançará em 27 de junho o Guia Metodológico para Inventários de Gases de Efeito Estufa na Construção Civil – Setor Edificações. Seu objetivo é propor uma metodologia, baseada nas Normas Gerais para Inventários de Emissões de gases de efeito estufa (GEE), para elaboração de inventários, que atenda às particularidades do setor.

A iniciativa, estratégica para a construção, tem o apoio institucional da Cetesb, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Caixa Econômica Federal.

A metodologia desenvolvida voluntariamente por um grupo de empresas, criado e coordenado pelo SindusCon-SP, é específica para a área de edificações e pretende ser de fácil aplicação. Sobretudo, sua maior contribuição é oferecer uniformidade aos inventários realizados pelas diferentes construtoras e incorporadoras, possibilitando, pela primeira vez, fazer comparações setoriais.

Isto porque as referências normativas disponíveis até então no mercado, especialmente a norma NBR ISO 14.064-1 e o Programa Brasileiro GHG Protocol, são concepções metodológicas que as construtoras consideram muito abrangentes, por não levarem em consideração particularidades dos diferentes setores desta atividade econômica.

O Guia Metodológico do SindusCon-SP também fornece subsídios para a elaboração de normas e legislações relacionadas às metas de redução de emissão de GEE pelo setor da construção civil previstos na Política Nacional e na Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Programação – A cerimônia de lançamento terá as presenças do secretario Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas; do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe; do presidente da Cetesb, Otavio Okano; vice-presidente da Cetesb, Nelson Bugalho; e do gerente Nacional de Meio Ambiente da Caixa, Jean Benevides.

O evento de lançamento também contará com duas palestras especiais e uma mesa redonda.

A professora Vanessa Gomes, da Unicamp, fará palestra sobre “Construção de inventários e avaliação do ciclo de vida de produtos e empreendimentos, fatores de competitividade das empresas do setor da construção civil”. Logo após, Ricardo Neuding, da ATA Consultoria, falará sobre “Apresentação da proposta de metodologia para elaboração de inventários no setor edificações”.

“Avanços e Gargalos na elaboração e divulgação de inventários de emissões das empresas da cadeia produtiva da construção”, será o tema dos debates com representantes de fornecedores, fabricantes, construtores e incorporadores.

O evento será das 13h às 17h30, no Anfiteatro Augusto Ruschi (sede da Cetesb), à av. Prof. Frederico Hermann Junior, 345 – Alto de Pinheiros. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Reserve aqui a sua vaga até o dia 24/6.

Fonte: Sinduscon – SP