Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Imóvel é ótimo investimento, apontam especialistas

Texto: Redação AECweb

Crise financeira mundial e queda na taxa de juros propiciam um cenário cada vez mais atraente para o investimento

24 de junho de 2009 - Diferentemente do que muitos pensam, adquirir um imóvel, seja residencial ou comercial, para locação ou venda, em tempos de crise financeira mundial, se tornou uma oportunidade segura e de ganho financeiro com valorização a médio e longo prazos.

A justificativa é que os imóveis residenciais comprados na planta, por exemplo, têm mantido grande tendência de valorização.

Dois bons exemplos são os condomínios Trindad Marin Bigucci, localizado no Tucuruvi, região Norte de São Paulo, e o residencial clube Top Life, no Rudge Ramos, em São Bernardo. Eles foram entregues recentemente pela construtora MBigucci e tiveram uma valorização de mais de 40% cada um.

De acordo com o gerente de Economia e Estatística do Secovi (Sindicato da Habitação de São Paulo), Roberto Akazawa, a crise e a queda na taxa de juros atualmente propiciam um cenário cada vez mais atraente para investir em imóveis. A tendência de queda na taxa de juros também vem alavancando o mercado de imóveis.

Outro investimento atrativo é o imóvel para locação. Dados do Secovi apontam uma ligeira alta dos valores de aluguéis. No primeiro trimestre entre 2007 e 2008, o valor das locações teve alta de 7%, enquanto no mesmo período, entre 2008 e 2009, a alta foi de 12%.

Especialistas do setor alertam, entretanto, que o investimento não deve ser encarado como uma decisão de impulso. O recomendado é avaliar as vantagens e desvantagens da compra. Um dos pontos a considerar é a liquidez, pois geralmente leva-se algum tempo para a venda do imóvel, sendo desta forma, uma aplicação para rendimento a médio e longo prazos.

Cuidados
Para adquirir um imóvel, é preciso prestar atenção na localização, preferindo lugares com acesso fácil ao transporte público, universidades, escolas, hospitais e comércios. Observar o estado do imóvel como pintura, piso, azulejos e outras áreas comuns, se tornam importantes na hora da aquisição. É sempre bom prestar atenção também na taxa de condomínio, tamanho, valor do imóvel, vagas de garagem, andar e nas instalações.

Fonte: ABCD Maior - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: