Indicador sobre atividade da construção mostra setor em contração
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Indústria operou, em média, com 70% da capacidade em março
25 de abril de 2013 - A atividade da indústria de construção civil melhorou, mas seguiu em contração em março, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador que mede a atividade do setor ficou em 48,9 pontos no mês passado, ante 47,1 em fevereiro. O índice varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 pontos representam retração e acima, avanço. Em março do ano passado, o índice foi de 51,5 pontos. Os dados são da pesquisa “Sondagem Indústria da Construção”, divulgada hoje pela CNI.
O índice de emprego na construção também continuou a registrar queda no período. Em março, o indicador ficou em 48 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. No mês anterior, o índice registrado foi de 46,8 pontos.
“O número de empregados acompanhou a queda na atividade”, mostrando redução no quadro de funcionários”, destacou”, disse, em nota, a CNI.
A indústria de construção civil operou, em média, com 70% da capacidade em março, mesma taxa que em fevereiro de 2013 e de março do ano passado.
No segmento de construção de edifícios, esse indicador (uso de capacidade de operação, ou UCO) avançou de 67% em fevereiro para 68% em março. As empresas de obras de infraestrutura operaram, em média, com 67% da capacidade em março, um ponto percentual abaixo do resultado do mês anterior (68%). No setor de serviços especializados de construção civil, o índice ficou em 70% no mês passado, ante 72% em fevereiro.
A pesquisa foi feita entre 1º e 11 de abril com 424 empresas do setor.
Fonte: Valor Econômico