menu-iconPortal AECweb

Índice de evolução do número de empregados é o mais alto desde 2012, diz CNI

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Segundo Sondagem Indústria da Construção, índice registrou 50,1 pontos, chegando a sua quarta alta consecutiva

Com relação ao índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção), houve estabilidade no mês de outubro, com 56,7 pontos registrados (Créditos: Bannafarsai_Stock/ Shutterstock)

30/10/2020 | 11:53 - Conforme a Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em setembro, o índice de evolução do número de empregados registrou 50,1 pontos, chegando a sua quarta alta consecutiva e se afastando ainda mais da sua média histórica de 43,9 pontos. Este é o maior resultado desde abril de 2012.

O levantamento também apurou que o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção atingiu 51,2 pontos em setembro, queda de 0,2 ponto em relação a agosto. Mesmo com o recuo, o índice permanece acima da linha divisória de 50 pontos, o que indica aumento no nível de atividade.

Com relação ao índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção), houve estabilidade no mês de outubro, com 56,7 pontos registrados, o que indica otimismo entre os profissionais.

A estabilidade sucede cinco altas consecutivas, que levaram o índice a recuperar a maior parte da queda da confiança acumulada em março e abril. Referente aos componentes do ICEI-Construção, o Índice de Condições Atuais aumentou dois pontos e o Índice de Expectativa registrou queda de um ponto.

A Utilização da Capacidade Operacional também cresceu em setembro pelo quinto mês consecutivo e ficou em 62%, alta de 2 pontos percentuais frente a agosto. O percentual é idêntico ao registrado em setembro de 2019, e supera os percentuais confirmados entre os anos de 2015 a 2018.

O índice de intenção de investimento, por sua vez, caiu 3,5 pontos em outubro frente a setembro. A redução interrompe uma sequência de quatro altas mensais do indicador. Apesar disso, o índice segue acima de sua média histórica de 34,1 pontos.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 461 empresas, sendo 170 pequenas, 197 médias e 94 de grande porte.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: