Indústria da construção tem o melhor desempenho mensal em dez anos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Em fevereiro, o indicador de atividade do setor ficou em 48,2 pontos, o maior nível para o mês desde 2012, quando alcançou 49,4 pontos
Foram entrevistadas 395 empresas: 143 de pequeno porte, 172 de médio porte e 80 de grande porte, entre 3 e 11 de março (Foto: Gorodenkoff/Shutterstock)
22/03/2022 | 13:20 – A indústria da construção conquistou resultados históricos: a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, ontem (21), que o indicador de atividade do setor para o mês de fevereiro foi o melhor em dez anos, com 48,2 pontos. Em 2012, o resultado foi de 49,4 pontos.
Os dados ainda denotam uma recuperação da economia depois da pandemia e da crise internacional. Contudo, apesar da melhoria, o índice ainda permanece abaixo dos 50 pontos — o que indica queda na atividade.
Segundo a CNI, a queda na atividade é normal para o período e faz parte do esperado para o mês de fevereiro. “Apesar do recuo, todos os indicadores de expectativas seguem historicamente elevados. A intenção de investimento para os próximos seis meses registrou o maior valor para o período desde 2014”, aponta a entidade.
Por outro lado — e apesar do bom desempenho no indicador de atividade do setor — as expectativas dos empresários da indústria da construção não seguiram a mesma conduta. Abalados com os efeitos da inflação e da instabilidade na economia mundial, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) para a área caiu 1,3 ponto, com resultado de 55,3 pontos.
Nesse caso, o limite de 50 pontos separa a confiança da desconfiança. Quando está acima da quantidade esperada, significa que eles ainda estão confiantes, embora o otimismo tenha recuado.
A esperança para esses profissionais para os próximos seis meses é uma alta do nível de atividade, do número de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e do número de empregados.
Já o indicador relacionado aos empregos na área apresentou nível final de 49,2 pontos — abaixo do ponto que indica crescimento. Apesar do resultado, ele é mais um dos resultados excepcionais, que estão no melhor nível para o mês desde 2012.
A intenção de investimentos, por sua vez, subiu 1 ponto e foi para 44,6 pontos. É o nível mais alto para fevereiro, mas em relação ao ano de 2014. A utilização da capacidade operacional também atingiu aos 65% em janeiro de 2022 — outro nível historicamente alto.
Foram entrevistadas 395 empresas: 143 de pequeno porte, 172 de médio porte e 80 de grande porte, entre 3 e 11 de março.