Indústria de materiais de construção teve desempenho regular em dezembro
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
De acordo com dados divulgados pela Abramat, 65% das empresas ouvidas acreditam que o último mês de 2022 teve resultado morno
A indústria está mais otimista para janeiro (Foto: N-sky/Shutterstock)
12/01/2023 | 16:40 — O Termômetro da Indústria — divulgado ontem (11) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) — mostra que as empresas do setor acreditam que o desempenho do mercado foi morno em dezembro. De acordo com o levantamento, 65% dos associados à entidade creem que o mês teve um resultado regular e 13% apontam para uma performance positiva. Já em relação ao mês de janeiro, 30% estimam que o período será bom.
O estudo mostra, ainda, que a utilização da capacidade industrial foi de 71% em dezembro (considerando a média das empresas associadas). O número é cinco pontos percentuais abaixo do valor observado em novembro. Já na comparação interanual, a queda foi de três pontos.
Leia também
• Inflação oficial termina 2022 em 5,79%
• As estratégias para enfrentar o aumento nos preços dos materiais
• Índice Nacional da Construção Civil encerra 2022 com alta de 10,9%
As pretensões de investimentos tiveram queda de sete pontos na comparação entre os dados de dezembro e novembro. Além disso, 65% das empresas informaram que pretendem manter os investimentos nos próximos 12 meses. Em dezembro de 2021, o percentual estava em 83%.
“Na edição anterior [do Termômetro], havia um otimismo moderado para o mês de dezembro — o que acabou não se concretizando. Seja pelas indefinições no campo político, seja por outras externalidades, como a taxa de juros alta, a inflação persistente e as questões macroeconômicas globais no radar”, analisa Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.