Inflação na construção desacelera a 0,35% no mês
As mais expressivas elevações de preço em construção civil foram apuradas em servente, vale transporte e massa de concreto
23 de fevereiro de 2010 - O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a inflação na construção civil, desacelerou para 0,35% em fevereiro, ante o resultado de janeiro, de 0,52%. Até fevereiro, o INCC-M acumula altas de 0,87% no ano e de 3,49% em 12 meses.
Esta foi a segunda divulgação mensal isolada do índice, que representa 10% do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), e era sempre anunciado junto com o resultado do próprio IGP-M.
No mês passado, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que calcula os Índices Gerais de Preços (IGPs), informou que passará a divulgar o desempenho do INCC-M isoladamente, antes da divulgação do IGP-M de cada mês. O IGP-M de fevereiro deve ser anunciado nesta quinta-feira, dia 25. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, assim como o IGP-M.
A FGV informou que os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,47% no segundo mês do ano, uma aceleração em relação ao resultado de janeiro, de 0,44%. Já os preços de mão de obra aumentaram 0,22% em fevereiro, após registrarem alta de 0,60% em janeiro.
As mais expressivas elevações de preço em construção civil foram apuradas em servente (0,46%), vale transporte (3,13%) e massa de concreto (0,96%). Já as quedas mais fortes de preço foram apuradas em vergalhões e arames de aço ao carbono (-0,34%), tubos e conexões de ferro e aço (-0,27%) e compensados (-0,34%).
Fonte: G1