IPTU com aumento começa a chegar no dia 18 ao contribuinte

Texto: Redação AECweb

Aumento chega a 30% para imóveis residenciais e a 45% para os comerciais

06 de janeiro de 2010 - A partir do dia 18, os paulistanos poderão saber quanto vão pagar a mais de Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) neste ano - o aumento chega a 30% para imóveis residenciais e a 45% para os comerciais.

Os valores estarão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Finanças (financas.prefeitura.sp.gov.br). Os carnês começam a ser enviados no dia 14 de janeiro e chegam até o dia 18 de fevereiro, de acordo com a data de vencimento do imposto.

Quem optar por pagar o imposto de uma vez, na data de vencimento da primeira parcela, terá um desconto de 6%. Do contrário, o contribuinte poderá quitar o débito em 10 vezes.

O aumento foi proposto pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) e aprovado pela Câmara no fim do ano passado. O reajuste afetará 1,7 milhão de imóveis e se estenderá até 2013. Em alguns casos, o tributo aumentará mais de 200% no período.

Foi atualizada a base de cálculo do IPTU para aproximar os valores venais dos imóveis aos praticados pelo mercado, o que não era feito desde 2001. Segundo Kassab, trata-se de "justiça tributária". Com o reajuste, serão arrecadados mais R$ 544 milhões em 2010.

Fonte: O Estado de São Paulo