Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

ITEC é acreditado pelo Inmetro

Texto: Redação AECweb

Processo envolveu a implantação do sistema de gestão da qualidade conforme norma técnica ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2005

Redação AECweb

20 de maio de 2009 - O ITEC (Instituto Tecnológico da Construção Civil), laboratório especializado em ensaios de esquadrias, fachadas-cortina e guarda-corpos, acaba de ser acreditado pelo INMETRO sob o número CRL 0356. O processo envolveu a implantação do sistema de gestão da qualidade conforme norma técnica ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2005.

Desde o dia 04 de maio último, quando foi formalizada a acreditação, o ITEC já pode apresentar em seus laudos a logomarca de laboratório acreditado para os ensaios em portas externas, janelas, fachadas-cortina e guarda-corpos de todos os tipos de materiais, pelas normas:

NBR 6485:2000 de verificação da penetração de ar;
NBR 6486:2000 de verificação da estanqueidade a água;
NBR 6487:2000 de comportamento sob cargas uniformemente distribuídas;
NBR 10821:2000 – Anexo A - ensaios de resistência a operações de manuseio para portas e janelas externas;
NBR 14718:2008 - ensaios de Guarda-corpos.

“A acreditação do INMETRO nivela o ITEC com os principais laboratórios do país. Essa conquista encurta o caminho para a ampliação dos nossos serviços ao mercado”, comemora o presidente do laboratório, Lage Mourão Gozzi. Ele acrescenta que o selo oferece confiabilidade aos serviços que o laboratório realiza.

Segundo Michele Gleice, diretora técnica do ITEC, a meta foi estabelecida desde o início das atividades do instituto, em 2006. “Implantamos as determinações da ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2005 -  Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração, norma que especifica aos laboratórios as exigências gerais para a competência em realizar ensaios. O sistema foi implementado com a consultoria da engenheira Lucia Alves e Silva, profissional de larga experiência na área”, relata a diretora.

O ITEC fez a solicitação formal ao INMETRO em outubro de 2008. Nesse período, o órgão realizou a análise da documentação e sua equipe de avaliação visitou as instalações do laboratório no final de março último. “Os avaliadores verificaram e confirmaram que os ensaios são feitos de acordo com as normas a que o ITEC se propôs, considerando todas as operações, desde a análise crítica da solicitação do cliente, até a execução dos testes e emissão do relatório”, explica Michele Gleice.

O presidente do ITEC faz planos para o futuro próximo: “Existe uma série de ensaios que podemos oferecer dentro deste segmento. O vidro é o próximo item, pois está diretamente vinculado ao caixilho – elemento construtivo que dominamos hoje. Fecharemos a cadeia de produção das esquadrias equipando o laboratório para ensaios dos componentes”.

Mourão aproveita para lembrar que “entramos no mercado de ‘peito aberto’ e convidamos as empresas para observarem os serviços do ITEC e participarem, inclusive, do desenvolvimento de novos serviços”.

O escopo detalhado da acreditação do ITEC pode ser consultado no site http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: