Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Lei exige isolamento acústico em prédios

Texto: Redação AECweb

A partir de agora edificações com até cinco pavimentos devem contar com estrutura de isolamento

09 de novembro de 2010 - Desde maio deste ano, a NBR-15575, a Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios está em vigor com diretrizes sobre itens relativos a segurança, sustentabilidade e conforto das construções de imóveis residenciais. Segundo a norma técnica, a partir de agora edificações com até cinco pavimentos devem contar com estrutura de isolamento acústico. Na Paraíba, algumas construtoras já se adequaram a essa determinação, que vem se impondo como uma exigência de mercado.

A norma técnica determina que edificações com até cinco pavimentos devem ter uma estrutura para reduzir o nível do ruído, padronizando o barulho para no máximo 45 decibéis do corredor para o interior de um cômodo ou entre dois imóveis. O projeto visa reduzir as reclamações comum em muitos condomínios de todo o Brasil sobre transtornos causados com barulhos provocados pelos moradores.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, (Sinduscon-JP), José Irenaldo Quintans, as construtoras paraibanas já vêm procurarando se adequar ao que é exigido a norma técnica mesmo antes dela ser implementada. "Na Paraíba, as construtoras usam materiais que favorecem o isolamento acústico naturalmente, visando o conforto, economia e a sustentabilidade, fatores esses que compõe o conceito da construção moderna", contou.

Fonte: Jornal da Paraiba - PB

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: