Líder mundial em centros de usinagem apresenta o Vertical F5 na Feimafe 2013

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Feimafe acontece entre os dias 03 a 08 de junho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo

19 de fevereiro de 2013 - A Makino irá expor o Centro de Usinagem Vertical F5 na 14ª Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, que acontece entre os dias 03 a 08 de junho, das 10h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A série, que foi projetada para proporcionar alta rigidez e velocidade em processos de usinagem sem vibração, possui agilidade no fresamento de materiais com alta dureza, alta precisão para tolerâncias limitadas e combinações típicas de geometria de contorno 3D complexas, associadas à fundição/moldagem e produção médica.

"A Série F foi construída ‘do zero’ para proporcionar velocidade e precisão", afirma William Howard, gerente de produto em usinagem vertical da Makino. "O projeto da máquina começa com uma configuração de eixo único – sem componentes em balanço - e incorpora uma estrutura superdimensionada que proporciona uma plataforma de usinagem robusta. Depois, integra fusos de esfera recirculantes com passo de 8 mm e régua de posicionamento com escala de 0,05 mícron –  proporcionando precisão superior. Até mesmo os servo-sistemas são ajustados para o máximo desempenho. Juntas, essas características reduzem a variabilidade para horas de usinagem contínua e tolerância limitada."

A Série F é composta por dois modelos - o F3 e o F5. Na Usinagem 2012 será apresentado no modelo F5, que tem cursos X, Y e Z de 900 mm, 500 mm, 450 mm, respectivamente; mesa de 1000 mm x 500 mm e tamanho de peça máximo de 1000 mm de comprimento x 500 mm de largura x 450 mm de altura. A máquina tem capacidade de carga 650 kg e magazine para 30 ferramentas.

Ampla Capacidade

Incluso na configuração padrão da máquina da Série F está um fuso de 20.000 rpm com flange de fixação de ferramentas HSK-63A altamente produtivo e que incorpora um sistema de controle de temperatura com refrigeração do núcleo do eixo do fuso e refrigeração das pistas internas dos rolamentos, patenteado pela Makino. O fuso de duas gamas de rotação fornece capacidade ampla e única, com robustez e rigidez em intervalos de rotações menores para operações de desbaste – além de produção de pequenos detalhes e traços finos sem trepidação ou vibração, utilizando pequenas ferramentas em altas rotações.

Produtividade da Série F

A Série F utiliza o Controle Professional 5 da Makino, que possui a combinação perfeita entre a seleção por tela sensível ao toque e a interface gráfica de usuário Windows CE (GUI), que oferece acesso instantâneo às informações, fácil de usar, com capacidade eficiente similar a um PC para gestão de dados e edição, além de capacidade de rede e armazenamento de um data center. 

A Série F incorpora ainda o software de nova geração Super Geometric Intelligence (SGI.4) da Makino - desenvolvido especificamente para usinagem em alta velocidade, com  tolerância limitada das formas complexas contornadas em 3-D, o qual utiliza  pequenos blocos contínuos de dados NC e que  garantem  taxas de produção mais rápidas que os sistemas CNC padrão, mantendo alta precisão. O SGI.4 ajuda a fornecer os menores tempos de ciclo e custos viáveis, reduzindo os tempos de ciclo de usinagem em moldes para fundição de alumínio, cavidades complexas e também peças médicas em até 40% quando comparado à maioria das tecnologias de outros controles existentes.

Desempenho na Geração de Receita

"As máquinas da Série F se pagam rapidamente.", diz Howard. "Elas oferecem precisão de posicionamento e repetibilidade em mícrons, o fuso garante capacidade para lidar com uma ampla variedade de aplicações de ferramentas e usinagem e o SGI.4 assegura precisão e velocidade inigualáveis em geometrias difíceis, desafiadoras e complexas. Essa plataforma é a escolha ideal para empresas que pretendem obter um desempenho de usinagem de ponta e resultados superiores em usinagem através de um investimento moderado - uma proposta de valor real."

Sobre a Makino

Líder mundial em centros de usinagem CNC avançado, a Makino fornece uma ampla gama de máquinas de alta precisão para usinagem de metais e máquinas de Eletroerosão, incluindo centros de usinagem horizontal, centros de usinagem vertical, centros de usinagem de 5 eixos, centros de usinagem de grafite, Eletroerosão à Fio e por Penetração. Nossas soluções de automação flexíveis proporcionam custos de mão-de-obra reduzidos e maior produtividade em uma variedade de volumes de produção e projetos. Com os serviços de engenharia Makino, oferecemos experiência líder na indústria para as aplicações mais exigentes em todos os setores.

Fonte: Feimafe