Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Live reúne profissionais para abordar produtividade pós-coronavírus

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Convidados discutiram soluções para estimular a produtividade nos canteiros de obra no período de recuperação econômica pós-pandemia

Clique na imagem e assista ao vídeo na integra

01/06/2020 | 12:29 - O Portal AECweb, realizou na última quarta-feira (27/05), mais uma videoconferência AEClive, desta vez abordando o tema “Produtividade na construção civil pós-Covid”. O evento teve patrocínio da Gerdau e reuniu dois profissionais da empresa: Maurício Silveira Martins, especialista em marketing para a construção civil da Gerdau, e Rosane Bevilaqua, coordenadora de atendimento técnico para a construção metálica da Gerdau.

Os convidados discutiram, entre outros assuntos, soluções para estimular a produtividade nos canteiros de obra no período de recuperação econômica pós-pandemia.

IMPACTO NA PRODUTIVIDADE

Maurício Silveira Martins iniciou sua participação informando que todos os canteiros de obra do País tiveram que se readequar à situação imposta pela pandemia, buscando atender aos protocolos rígidos de segurança, e que diversas entidades do setor têm atuado fortemente para apoiar as construtoras.

Segundo ele, a pandemia tem afetado fortemente a produtividade dos canteiros, apesar da maioria das obras do País não ter parado. Além disso, o crescimento acentuado do absenteísmo tem prejudicado esta produtividade.

“Sabemos que o absenteísmo será resolvido com o passar dos meses, mas temos o impacto. Acho que essa pandemia serve para impulsionar uma outra maneira de pensar. Como buscar soluções, inclusive com fornecedores como a Gerdau, para eliminar uma parte da execução precária nos canteiros de obras”, disse.

Rosane Bevilaqua informou que, mesmo antes da pandemia, o setor da construção já buscava meios para aumentar sua produtividade, que foi refletido por meio do aumento no uso de sistemas construtivos industrializados. Segundo ela, a construção off-site permite uma redução no efetivo da obra, melhor controle na execução dos sistemas, além de maior precisão para montagem do canteiro.

A profissional disse que a pandemia tem auxiliado para que as construtoras vejam a importância e a urgência da adoção de sistemas construtivos industrializados como meio de aumentar a produtividade e garantir a qualidade do ciclo de obra. De acordo com ela, a industrialização é essencial para atender as futuras demandas do setor.

“Quem for mais rápido para captar as novas necessidades do consumidor e transformar isto em obras com mais agilidade, sairá na frente após o período da pandemia. Tudo que a gente pode proporcionar em termos de melhoria de qualidade e aumento de produtividade entra neste grande cesto que chamamos de industrialização da construção”, concluiu a profissional.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: