menu-iconPortal AECweb

Lula quer acelerar programa Minha Casa, Minha Vida

Texto: Redação AECweb

Estratégia do governo é ampliar o diálogo com estados e municípios para a aceleração de liberação de terrenos

11 de agosto de 2009 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer acelerar o programa Minha Casa, Minha Vida para garantir a contratação de um milhão de moradias até o fim de 2010, quando acaba o atual governo.

Lula recebeu na semana passada informações da Caixa Econômica Federal de que, mantido o atual ritmo, a marca de um milhão de contratações será atingida somente por volta de fevereiro de 2011. No cenário mais otimista apresentado pela Caixa, que considera um processo de aceleração bem sucedido, a contratação de um milhão só será alcançada em setembro de 2010.

As contratações representam a fase em que se viabiliza a construção de empreendimentos. Os dados apresentados ao presidente Lula, no entanto, comprovam a morosidade do projeto: até o dia 31 de julho foram contratadas 215 mil unidades. Os estados de Sergipe, Goiás e Rio Grande do Norte tiveram o melhor desempenho. Os destaques negativos foram Amapá, Ceará e Pará.

Para dar um ritmo mais intenso às contratações, a estratégia do governo é ampliar o diálogo com estados e municípios para a aceleração de liberação de terrenos. Governadores e prefeitos também podem contribuir restringindo a burocracia que ainda existe para os casos de aprovação de projetos, alvarás, autorizações e licenças.

Fonte: Jornal do Commercio

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: