Mais de quatro mil são capacitados em Santo André

Texto: Redação AECweb

Prefeito Aidan Ravin participou de formação das primeiras turmas no primeiro semestre. Entre atividades oferecidas estavam cursos na área da construção civil

14 de dezembro de 2010 - O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André recebe, nesta quarta-feira (15/12), a cerimônia de formatura dos alunos que concluíram cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo município no segundo semestre deste ano. São 3.211 alunos que finalizaram as atividades.. De acordo com o Departamento de Geração de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda da Prefeitura, 4.129 alunos foram formados em 2010.

Mais de um terço dos alunos fizeram cursos na área da construção civil realizados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A entidade fornece os professores para cursos como pedreiro, instalador hidráulico, pintor de obras e eletricista, além de costura industrial.

A Secretaria de Educação da Prefeitura é parceira em cursos como podologia, panificação, manicure, pedicure e informática e responsável pelos cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) onde a maior parte das atividades são realizadas. O Cesa (Centro Educacional de Santo André) Cata Preta e a instituição assistencial Lar e Maria também acolheram cursos profissionalizantes.

Inserção profissional

No acumulado de janeiro e novembro deste ano, o CPETR colocou 6.017 pessoas no mercado de trabalho, mais que as 4.258 colocações registradas ao longo de todo ano passado. A perspectiva é fechar 2010 com a marca de sete mil colocados, graças à recuperação da economia brasileira, que deve crescer 7,5% neste ano, e ao trabalho realizado pela Prefeitura.

Seguro-desemprego

Na mão oposta ao crescimento das colocações profissionais, as solicitações de seguro-desemprego caíram - o que dá mais um sinal da recuperação econômica após a crise financeira mundial. Entre janeiro e novembro deste ano foram registradas 5.439 homologações de seguro-desemprego, contra 8.354 durante todo o ano passado.

Fonte: ABCD Maior - SP