Mais de quatro mil são capacitados em Santo André
Prefeito Aidan Ravin participou de formação das primeiras turmas no primeiro semestre. Entre atividades oferecidas estavam cursos na área da construção civil
14 de dezembro de 2010 - O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André recebe, nesta quarta-feira (15/12), a cerimônia de formatura dos alunos que concluíram cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo município no segundo semestre deste ano. São 3.211 alunos que finalizaram as atividades.. De acordo com o Departamento de Geração de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda da Prefeitura, 4.129 alunos foram formados em 2010.
Mais de um terço dos alunos fizeram cursos na área da construção civil realizados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A entidade fornece os professores para cursos como pedreiro, instalador hidráulico, pintor de obras e eletricista, além de costura industrial.
A Secretaria de Educação da Prefeitura é parceira em cursos como podologia, panificação, manicure, pedicure e informática e responsável pelos cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) onde a maior parte das atividades são realizadas. O Cesa (Centro Educacional de Santo André) Cata Preta e a instituição assistencial Lar e Maria também acolheram cursos profissionalizantes.
Inserção profissional
No acumulado de janeiro e novembro deste ano, o CPETR colocou 6.017 pessoas no mercado de trabalho, mais que as 4.258 colocações registradas ao longo de todo ano passado. A perspectiva é fechar 2010 com a marca de sete mil colocados, graças à recuperação da economia brasileira, que deve crescer 7,5% neste ano, e ao trabalho realizado pela Prefeitura.
Seguro-desemprego
Na mão oposta ao crescimento das colocações profissionais, as solicitações de seguro-desemprego caíram - o que dá mais um sinal da recuperação econômica após a crise financeira mundial. Entre janeiro e novembro deste ano foram registradas 5.439 homologações de seguro-desemprego, contra 8.354 durante todo o ano passado.
Fonte: ABCD Maior - SP