Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas será revitalizado

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Governo do Rio de Janeiro firmou parceria para realizar atividades como o replantio de espécies, o controle de pragas e a limpeza das margens

Mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas
O ecossistema, na zona sul da capital fluminense, tem cerca de 7 mil m² (Foto: Divulgação/Governo do Rio de Janeiro)

29/10/2021 | 08:26 – Por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o Governo do Rio de Janeiro firmou uma parceria que permitirá que o mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas seja revitalizado. O acordo foi fechado no último dia 16 e prevê que os trabalhos sejam executados em conjunto com a Prefeitura, a Manglares Consultoria Ambiental e o consórcio Águas do Rio. O ecossistema, localizado na zona sul da capital fluminense, tem cerca de 7 mil m² e abriga variadas espécies da fauna e da flora, que agora terão proteção contínua.

Entre as atividades enumeradas no escopo do projeto estão o replantio de espécies, o controle de pragas, a limpeza das margens e a criação de uma equipe profissional que será responsável pela segurança do manguezal e dos animais que habitam a região.

“A iniciativa, além de recuperar e preservar toda a biodiversidade do local, tem o potencial de incentivar ainda mais o turismo ecológico na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões-postais do Estado”, afirma Thiago Pampolha, secretário do Ambiente, mencionando que a pasta estará empenhada em ajudar todos os players envolvidos na ação. “Estamos juntos por um Rio de Janeiro mais verde e cheio de vida”, complementa.

O consórcio Águas do Rio fará o monitoramento da lagoa para manter o sistema seguro e eficiente. Para isso, uma equipe permanente deve ser enviada para a região. Entre as primeiras ações, a concessionária revitalizará e irá operar as elevatórias do Parque dos Patins e Árabe. Com isso, haverá maior segurança no extravasamento de esgoto às margens do corpo hídrico.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: